O Dia Mundial da Saúde é comemorado, anualmente, em 7 de abril, para celebrar a fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS), há 75 anos. A data faz pensar na importância de manter o bem-estar físico, mental e espiritual. Mas e você, tem cuidado da sua saúde? Estudos evidenciam que 80% das doenças crônicas, incluindo cardiovasculares, diabetes e câncer, podem ser prevenidas ao aderir a comportamentos mais saudáveis, como: não fumar, manter o peso corporal adequado, ser ativo fisicamente e consumir uma dieta mais natural à base de vegetais, frutas, alimentos integrais e com menos ingestão de carne e produtos processados.

De acordo com o Dr. Alexander Welaussen Daudt, oncologista clínico do Hospital Moinhos de Vento, “o potencial dos hábitos saudáveis é notável”. Segundo ele, nenhum remédio, suplemento ou intervenção médica é capaz de produzir este resultado. Neste contexto, surge a Medicina de Estilo de Vida (MEV), disciplina recente da Medicina convencional e que vem sendo incorporada pelo Hospital Moinhos, sendo baseada em evidências científicas. A ideia é acrescentar qualidade na vida das pessoas, esclarece o Dr. Daudt, que também é coordenador do Grupo de Estudo de MEV do Hospital.

Mas cuidar do estilo de vida para manter a saúde não é uma recomendação nova?

Segundo o oncologista clínico, as atuais recomendações para um estilo de vida saudável são muito antigas. “Hipócrates (600 a.C.), considerado o ‘pai da Medicina Ocidental’, já percebia que uma pessoa considerada saudável mantinha uma dieta adequada e uma rotina ligada à prática de atividades físicas”, recorda.

E porquê é tão difícil seguir essas recomendações para uma vida saudável?

O Dr. Alexander Welaussen Daudt explica que a trajetória da humanidade ajuda a entender a própria história da Medicina de Estilo de Vida (MEV). “Os primeiros humanos eram caçadores e coletadores e, mesmo com o surgimento da agricultura, trabalhavam arduamente e consumiam quantidades menores de alimentos naturais, no dia a dia. Com o advento da Revolução Industrial e a tecnologia crescente, as pessoas se tornaram mais sedentárias e expostas às prateleiras coloridas dos supermercados e comidas fast-food.”

“Assim, enquanto que, graças às vacinas e antibióticos as doenças infecciosas foram sendo controladas, não é surpresa que a atual epidemia de obesidade surge como um problema de saúde pública, a partir do ano 2000, e passa a incrementar, significativamente, as estatísticas de morbimortalidade por se associar a múltiplas enfermidades, como doença cardíaca, derrame cerebral (AVC), diabete tipo 2, câncer, hipertensão arterial, hipercolesterolemia, apneia do sono, fígado gorduroso, etc”, elucida Dr. Daudt.

Se cuidar não é egoísmo

Assim, o Dr. Alexander Daudt recomenda que as pessoas levem o autocuidado a sério, trazendo a saúde para a linha de frente dos cuidados e complementando a abordagem médica tradicional. “Isso não é egoísmo”, ressalta.

Cuide da sua saúde

Portanto, conheça os 6 pilares “anti-inflamatórios” da MEV, que estão associados ao estilo de vida e podem contribuir para a prevenção, tratamento ou até a reversão de doenças crônicas. E, se possível, passe a integrá-los à sua rotina, progressivamente. Então:

- mantenha uma alimentação saudável;

- pratique atividades físicas;

- controle o estresse;

- cesse o tabagismo;

- cuide a qualidade do seu sono;

- cultive relações pessoais.

Fonte: Dr. Alexander Welaussen Daudt (CRM 10624) é oncologista clínico, coordenador do Grupo de Estudo de MEV do Hospital e preceptor da Residência Médica em Oncologia do Moinhos de Vento. Possui Certificação em MEV pelo ACLM (“American College of Lifestyle Medicine”) e pelo Colégio Brasileiro de Medicina Estilo de Vida.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1