A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, se caracteriza por níveis elevados de pressão sanguínea nas artérias, sendo um dos principais fatores de risco para doenças graves, como infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral, entre outras. Ela atinge em torno de 30% dos brasileiros adultos, chegando a cerca de 70% em indivíduos acima de 70 anos. A hipertensão é uma condição normalmente assintomática. Mas se ela é silenciosa, então, como identificá-la?

O diagnóstico de hipertensão é feito medindo-se a pressão. Há diferentes métodos de aferição, como o tradicional esfigmomanômetro (utilizado com auxílio do estetoscópio), métodos oscilométricos (com aparelhos automáticos) e métodos ambulatoriais de medida (aferição da pressão de forma automática fora do ambiente do consultório).

O Dr. Vítor Magnus Martins, médico do Serviço de Cardiologia do Hospital Moinhos de Vento, alerta que valores pressóricos sustentados acima ou iguais a 130/80 mmHg são compatíveis com hipertensão arterial, de acordo com as últimas diretrizes americanas. O primeiro valor apresentado chama-se de pressão sistólica e o segundo de pressão diastólica, e ambos devem estar controlados. O médico salienta que medidas abaixo de 120/80 mmHg são consideradas ideais. “Não devemos nos guiar pela presença ou ausência de sintomas para pensarmos se a pressão está ou não controlada”, adverte.

A hipertensão é uma condição multifatorial. Dentro os vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, podemos citar:

- Genética;

- Idade;

- Etnia;

- Sobrepeso/Obesidade;

- Ingestão elevada de sódio;

- Sedentarismo;

- Álcool.

E como prevenir a hipertensão arterial?

Segundo o Dr. Vítor Magnus, a prevenção baseia-se em cuidados com a alimentação e em hábitos saudáveis. A abordagem adequada dos fatores de risco para o desenvolvimento da hipertensão são um dos focos do tratamento.

“Além disso, certos cuidados são enfatizados no verão, pois algumas pessoas correm maior risco de serem afetadas pelo clima quente, incluindo idosos ou pessoas com problemas cardíacos”, salienta.

Conforme o médico do Serviço de Cardiologia do Hospital Moinhos de Vento, existem algumas medidas simples que as pessoas podem fazer para se refrescar neste verão:

- manter a hidratação, bebendo bastante água;

- evitar o consumo excessivo de álcool;

- evitar o calor do meio-dia;

- usar roupas leves.

Fonte: Dr. Vítor Magnus Martins (CRM 31928) é médico do Serviço de Cardiologia do Hospital Moinhos de Vento.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1