O Dia Mundial da Saúde Digestiva, 29.05, tem como principal objetivo destacar a importância do diagnóstico precoce e da prevenção das doenças do aparelho digestivo. Em países em desenvolvimento como o Brasil, tumores de estômago estão entre os casos mais incidentes e, de acordo com dados levantados pelo Instituto Nacional do Câncer, é o quarto mais comum entre homens e o sexto entre mulheres no país. A data chega para orientar a população em relação às doenças digestivas e o quanto hábitos saudáveis podem impactar positivamente para evitar esses cenário. Enfatiza também a necessidade da alimentação saudável enquanto fator determinante na prevenção e tratamento de doenças. Para tratar mais sobre o assunto, desenvolvemos este artigo em parceria com a nutricionista Paula Oliveira e o médico Fernando Wolff, chefe do Serviço de Gastroenterologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo, ambos especialistas do Hospital Moinhos de Vento.

Quais principais doenças no sistema digestivo?

Diversas doenças podem surgir ou se manifestar na região do sistema digestivo. Enfermidades esofágicas, como a doença do refluxo gastroesofágico, são os acometimentos mais frequentes na população e causam a maior procura a um gastroenterologista. Outras doenças também frequentes são as doenças do fígado, como as Hepatites virais B e C, esteatose hepática e cirrose hepática. As doenças intestinais também são parte das doenças digestivas. Assim, podemos citar também a diarreia crônica ou constipação, além de doenças inflamatórias intestinais como a Doença de Crohn e retocolite ulcerativa enquanto patologias com cada vez mais opções terapêuticas. Doenças do Pâncreas e das vias biliares como cálculos e pancreatites também são parte do cenário dos atendimento frequentes.

Alimentação enquanto um dos principais fatores para o surgimento de doenças no sistema digestivo

A alimentação, de acordo com os estudos mais recentes, tem relação direta com o surgimento e desenvolvimento de doenças digestivas como azia, dispepsia, refluxo gastroesofágico e, inclusive, os cânceres do aparelho gastrointestinal. Além disso, enfermidades como o refluxo gastroesofágico estão associadas, em muitos casos, ao excesso de peso (obesidade) e a hábitos alimentares, como consumo de álcool e cafeína. Outro fator importante para o aumento do risco de doenças digestivas é o grande consumo de alimentos industrializados e ultraprocessados. Muito usados como substituição aos alimentos in natura, oferecem grandes quantidades de sal, açúcar e gordura em sua composição, além de aditivos químicos variados (conservantes e aromatizantes). Uma alimentação saudável é um fator considerável para a manutenção da saúde como um todo, não apenas a digestiva. Uma nutrição adequada é capaz de prevenir doenças e deixa a vida mais saudável.

Coronavírus e a saúde digestiva: tem relação?

Segundo um estudo conduzido por pesquisadores chineses e publicado em abril, no Jornal Americano de Gastroenterologia, problemas gastrointestinais como diarreia, vômito e dores abdominais podem ser sintomas iniciais da Covid-19. Ainda que não sejam os sintomas principais da infecção por Covid-19, parcela importante dos pacientes diagnosticados com o vírus tem sintomas digestivos. De acordo com a pesquisa, sintomas digestivos podem ser uma característica do Covid-19 que surgem antes mesmo dos respiratórios e, em raras ocasiões, são o único quadro demonstrado. Assim, é importante ficar ainda mais atento caso surjam, principalmente quando associados aos outros recorrentes em casos de coronavírus.

O que há de novo em relação a tratamentos, exames e diagnóstico

A endoscopia é uma das áreas que mais progride no campo da saúde digestiva. Os avanços na qualidade da imagem e das técnicas para diagnóstico e tratamento precoce de tumores vêm determinando que, em muitos casos, possam-se retirar lesões antes que se tornem malignas ou retirar tumores que já se tornaram câncer sem necessidade de cirurgia. Tratamentos com medicações também evoluíram muito. O maior exemplo nos últimos anos foi no tratamento da hepatite C. Há poucos anos, mal podíamos falar em “cura” dessa doença, atualmente, as taxas de cura da hepatite C estão acima de 95%, chegando muito próximo de 100% em pacientes tratados de forma precoce.

A percepção da população sobre as doenças no sistema digestivo

Atualmente, vemos que a nossa realidade ainda é focada no tratamento das doenças já instaladas e não na prevenção delas. Isso não somente em relação à nutrição e prevenção de doenças digestivas, mas a todos os hábitos para uma vida saudável, como a prática de atividade física rotineira, por exemplo. Determinadas doenças têm um forte apelo perante a comunidade em geral. No caso do câncer, a busca por exames de prevenção cresceu e, ao longo dos anos, especialmente a busca por colonoscopia para prevenção do câncer colorretal. Campanhas de divulgação para o diagnóstico de hepatite virais B e C também vêm sendo úteis para alertar sobre essas doenças. Por outro lado, pessoas sofrem por anos com sintomas como distensão e dor abdominal, diarreia ou constipação, entre outros, sem saber que existem métodos diagnósticos precisos e tratamentos específicos que podem e devem ser feitos nessas situações. Daí a importância de datas e campanhas de conscientização, para levar informação e acesso à população, permitindo que as pessoas vivam com mais saúde e qualidade de vida.

Nutrição e internet: cuidado com as informações que você recebe

O número de informações veiculadas pelas redes e por pessoas que muitas vezes não têm a formação adequada para falar sobre nutrição aumenta de forma exponencial atualmente. A principal preocupação dos profissionais da nutrição, quando tratamos deste assunto, é que, muitas vezes, conteúdos encontrados na internet não têm embasamento científico e podem ser prejudiciais à saúde. O ideal é identificar a confiabilidade das fontes de pesquisa, dando preferência para órgãos oficiais e instituições de saúde. Em caso de necessidade de diagnóstico, tratamentos, dietas e entre outros, é fundamental que se procure profissionais responsáveis.

O Hospital Moinhos de Vento é referência no serviço de gastroenterologia

O serviço de gastroenterologia do Hospital Moinhos de Vento está à disposição para atendimento e esclarecimento de dúvidas sobre a saúde digestiva. Com uma equipe especializada, possui núcleos específicos para atendimento de doenças que exigem alto nível de especialização, dedicação e atendimento multidisciplinar. Além disso, a parceria permanente com o Centro de Oncologia e com o Núcleo de Oncologia Gastrointestinal, torna os médicos do serviço altamente capacitados para o diagnóstico e tratamento do câncer de todo o trato digestivo.  
Fonte: nutricionista Paula Oliveira e o médico Fernando Wolff, chefe do Serviço de Gastroenterologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo, ambos especialistas do Hospital Moinhos de Vento

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1