Em um cenário de epidemia, é comum ter dúvidas e muitas vezes a quantidade de informações torna o conteúdo complicado. Por isso, respondemos alguns dos principais questionamentos sobre o novo coronavírus, COVID-19. Confira:

O que é transmissão comunitária?

Transmissão comunitária é definida quando se torna impossível identificar a origem da contaminação, ou seja: pessoas que não estiveram em locais de risco, ou em contato com pacientes que testaram positivo para a doença, infectam-se e não se sabe onde ou como foram contaminadas. Para frear esse tipo de transmissão, o fundamental é seguir as medidas de prevenção em relação à higienização, garantir que haja circulação de ar em locais fechados e evitar aglomerações.

O que é a curva de crescimento?

Trata-se do aumento de casos representado graficamente. Quanto mais aguda a curva, maior a quantidade de casos registrados em um curto espaço de tempo, o que levaria muitas pessoas a demandar o serviço simultaneamente. Isso pode fazer com que a quantidade de leitos hospitalares não seja suficiente para atender a todos os doentes. Aqui, entra a ideia de achatar a curva, ou seja: tomar medidas de prevenção (como o afastamento social e os cuidados específicos com a higiene) para que os casos graves, que precisam de internação, ocorram de maneira mais espaçada ao longo das semanas e meses, e não ao mesmo tempo.

O que os familiares de pessoas com coronavírus devem fazer?

Pacientes assintomáticos que tiveram contato com casos confirmados ou suspeitos de contágio pelo novo coronavírus devem ficar em quarentena, ou seja, permanecer em casa. Essas pessoas devem evitar o contato com outras pessoas, reforçando o protocolo de cuidado e prevenção e prestar atenção em eventuais sinais ou sintomas. Caso aconteça alguma possível manifestação da doença, é fundamental procurar orientações. A maioria dos casos são leves e podem ser manejados no domicílio, mas se ocorrerem sinais de alerta como falta de ar, ou se a doença ocorre em pessoas idosas ou com comorbidades, é necessário procurar uma unidade de saúde.

Algum medicamento deve ser evitado?

Embora existam algumas suspeitas de que alguns medicamentos possam piorar a doença, não há evidência conclusiva disto. Logo, não é indicado que os pacientes interrompam o uso de quaisquer medicações de uso contínuo sem orientação médica.  
Fonte: Dr. Diego Rodrigues Falci, médico infectologista do Serviço de Infectologia e Controle de Infecção do Hospital Moinhos de Vento.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1