Um dos temas que ainda gera dúvidas no público feminino é a menopausa. Por muitos anos, o assunto foi tratado como algo negativo e pouco se falava sobre suas características e sintomas. Para desmistificar esta pauta e trazer respostas aos leitores, o Blog Saúde e Você entrevistou a Dra. Letícia Royer Voigt, médica ginecologista no Centro da Mulher - Núcleo de Climatério. Acompanhe, abaixo:
1) O que é a menopausa?
Dra. Letícia Royer Voigt - A menopausa é a última menstruação de uma mulher. Isto representa que as possibilidades de engravidar se encerraram. Porém, antes das menstruações pararem de forma definitiva, é comum tê-las mais próximas ou mais afastadas; por isto, só poderemos definir que aconteceu o último ciclo menstrual quando se passarem 12 meses sem sangramento. Lembrando que esta definição só é válida quando a mulher não usa contraceptivos hormonais.
2) Quais são as características da menopausa? A mulher sente cólicas, dores ou têm sangramentos inconstantes antes de iniciar este período?
Dra. Letícia Royer Voigt - As principais características do que chamamos de climatério são os sintomas vasomotores, conhecidos popularmente como “calorões”. Alterações do sono, do humor e da função sexual acompanham estes sintomas.
O primeiro sinal de que a menopausa está se aproximando é a alteração do ciclo menstrual, com mudanças nos intervalos da menstruação: inicialmente mais curtos e, posteriormente, mais longos (ou seja, a mulher fica meses sem menstruar). Entretanto, não se espera que a pessoa sinta cólicas ou dores exclusivamente pela chegada da menopausa. O que acontece é que, após os 40 anos de idade, é muito comum que as pacientes apresentem miomas ou adenomiose, que podem causar estes sintomas.
3) Em que idade as mulheres costumam entrar na menopausa? No Brasil, esta faixa etária é semelhante a de outros países?
Dra. Letícia Royer Voigt - A maioria das mulheres vai entrar na menopausa entre os 45/55 anos de idade. No Brasil, a média é de 48 anos, diferente da média mundial, de 51 anos.
4) Se a jovem começou a menstruar aos 12 anos, por exemplo, deve entrar na menopausa em que idade? Como se faz este cálculo?
Dra. Letícia Royer Voigt - A idade da primeira menstruação não define a idade da última. O único direcionamento que teremos para o momento em que uma mulher entrará na menopausa será a idade em que a sua mãe parou de menstruar, considerando-se o fator genético. Lembrando que muitas coisas podem influenciar na idade da menopausa. O tabagismo e outras condições de saúde, inclusive, podem antecipá-la.
5) O que causa a queda abrupta dos níveis de estrogênio na mulher? E em que momento ou caso é necessário fazer a reposição hormonal?
Dra. Letícia Royer Voigt - A causa da menopausa é a redução da reserva ovariana. De uma forma simplificada: o “estoque” de folículos (estruturas que darão origem aos óvulos e que são responsáveis pela produção hormonal) vai diminuindo até acabar. Geralmente, acontece um declínio na produção de estrogênio alguns anos antes da menopausa, mas nesta fase - que chamamos de transição menopausal - acontecem algumas flutuações. Isto explica porque os sintomas climatéricos se iniciam antes da menopausa.
A necessidade de realizar a reposição hormonal não é definida unicamente pela idade ou por resultados de exames e, sim, pelos sintomas apresentados pela mulher. Desde que o processo aconteça em uma idade habitual, (e não seja precoce) indica-se a reposição hormonal quando os sintomas trazem prejuízo na qualidade de vida.
6) Que conselhos a senhora gostaria de deixar às nossas leitoras?
Dra. Letícia Royer Voigt - A menopausa é um momento muito significativo na vida das mulheres. A sua chegada pode trazer uma conotação negativa, mas, mais do que tudo, representa uma nova fase da vida, que terá seus desafios próprios. Assim, informar-se de forma antecipada e buscar ajuda de profissionais qualificados é primordial.
Fonte: Dra. Letícia Royer Voigt (CRM-RS 44454 / RQE 40599) é médica ginecologista no Centro da Mulher - Núcleo de Climatério.