Não encontramos nenhum resultado que corresponda com essa busca.
/ /
July 14, 2025 |Institucional
Segundo o Ministério da Saúde, a triagem neonatal biológica, mais conhecida como o “Teste do Pezinho”, é um direito de todos os recém-nascidos vivos, assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Ela deve ser realizada em todo o território nacional e é um dever do Estado permitir o acesso a este exame. A partir dele, é possível detectar, em tempo oportuno, uma série de enfermidades que podem comprometer o desenvolvimento e a qualidade de vida de bebês recém-nascidos.
De acordo com a Dra. Desiree de Freitas Valle Volkmer, chefe do serviço de Neonatologia do Hospital Moinhos de Vento, o Teste do Pezinho é realizado a partir de uma pequena gota de sangue coletada do calcanhar do recém-nascido, entre o 3º e o 5º dia de vida. “Esta singela amostragem serve para identificar doenças que ainda não apresentam sintomas ao nascimento, mas que podem causar danos graves, se não forem tratadas precocemente”, revela.
Qual é o objetivo principal desta triagem neonatal ou Teste do Pezinho?
Conforme a chefe do serviço de Neonatologia do Hospital Moinhos de Vento, o objetivo principal desta triagem neonatal é identificar estas doenças antecipadamente para serem tratadas com sucesso antes mesmo de manifestar seus sintomas, permitindo tratamento rápido e evitando ou reduzindo as consequências negativas, como a deficiência intelectual.
É obrigatório realizar o Teste do Pezinho?
Sim! A Dra. Desiree destaca que o Programa Nacional de Triagem Neonatal, através da coleta e da realização de exames biológicos no sangue, deve ser realizado em todos os recém-nascidos, em todo o território nacional.
Quais são as doenças que podem ser identificadas por meio da Rede de Saúde Pública?
Atualmente, são sete as doenças triadas na Rede de Saúde Pública:
- Hipotireoidismo Congênito
- Fenilcetonúria
- Doença falciforme e outras Hemoglobinopatias
- Fibrose Cística
- Hiperplasia Adrenal Congênita
- Deficiência de Biotinidase
- Toxoplasmose Congênita
É possível encontrar Testes do Pezinho mais abrangentes?
Sim! Para as famílias que contam com a saúde suplementar, existem Testes do Pezinho mais abrangentes, capazes de identificar outras enfermidades. “Nestas avaliações mais completas, além dos tradicionais exames do Teste do Pezinho e da pesquisa de aminoacidopatias e acidemias orgânicas, são analisadas doenças lisossômicas de depósito, atrofia muscular espinhal e outras condições que podem afetar a saúde do recém-nascido”, observa.
Qual é a abrangência dos testes realizados no Hospital Moinhos?
No Moinhos de Vento, por exemplo, são realizados os testes Plus, Master e Premium. Sendo o último considerado um dos exames mais completos de triagem neonatal.
Quais são as recomendações para os futuros pais?
A Dra. Desiree Volkmer recomenda que os futuros pais conversem com os seus pediatras durante o acompanhamento do pré-natal e nascimento. “Eles são os profissionais mais indicados para orientá-los sobre qual é o tipo de Teste do Pezinho mais adequado para o seu bebê, considerando o histórico familiar e outras particularidades”, pondera. “O Teste do Pezinho é uma ferramenta poderosa de prevenção”, ressalta.
Fonte: A Dra. Desiree de Freitas Valle Volkmer (CRM 15880) é chefe do Serviço de Neonatologia do Hospital Moinhos de Vento.