No dia 23 de setembro, especialistas do Centro de Fertilidade e Reprodução Assistida do Hospital Moinhos de Vento realizaram um bate-papo, dando dicas valiosas para quem sonha em ampliar a família. De acordo com a Dra. Isabel de Almeida, coordenadora técnica do Centro, participaram do encontro profissionais da área da Psicologia, Endocrinologia e Nutrologia.

 

Entre as orientações para quem quer engravidar foi recomendado: 

- não fumar;

- ter uma boa qualidade de sono;

- fazer atividade física, numa média de 150 min/semana;

- estar dentro do peso saudável, evitando a magreza extrema, o sobrepeso e a obesidade;

- ter uma dieta equilibrada, evitando alimentos ultraprocessados (como refrigerantes, biscoitos recheados, salgadinhos, etc).

 

Mas o que é considerada uma dieta saudável?

De acordo com a Dra. Isabel, a dieta do Mediterrâneo é considerada a mais adequada, porque é rica em frutas, vegetais, nozes e óleo de oliva. “Contém também quantidades moderadas de produtos lácteos e carnes brancas (como aves e peixes) e pouca carne vermelha (que poderia ser consumida apenas duas vezes por semana, pois já seria o suficiente)”, acrescenta a médica, que também coordena o projeto “Valorize a sua Fertilidade”.

 

Quais são os suplementos necessários antes da gestação?

“Para quem segue as recomendações já mencionadas, os suplementos que são indicados para o período anterior à gestação serão, basicamente, o ácido fólico, a vitamina D (dependendo da exposição solar de cada um) e a vitamina B12 (mais utilizada em mulheres que são vegetarianas)”, explica.

 

E como fica o consumo de álcool?

Segundo a coordenadora técnica do Centro de Fertilidade, o consumo de álcool deve ser evitado, pois a bebida altera a qualidade e a quantidade de espermatozoides e pode causar malformações e danos neurológicos no feto.

 

“Em um estudo recente - publicado em 2023 – foi usado um modelo experimental com ratos cronicamente expostos ao álcool. A pesquisa demonstrou que as taxas de sucesso da fertilização in vitro diminuem, assim como aumentam as alterações no desenvolvimento placentário no grupo que consome álcool regularmente”, exemplifica a Dra. Isabel.

 

Palavra de médica

Assim, para quem está planejando aumentar a família, a especialista recomenda que, antes de mais nada, confira como andam os seus hábitos e os do(a) parceiro(a). “Quanto melhor o estilo de vida do casal, maior a segurança durante a gestação, tanto para a mãe como para o bebê”, garante.

 

 

Fonte: A Dra. Isabel de Almeida (CRM 16091) é coordenadora técnica do Centro de Fertilidade e Reprodução Assistida e coordena o projeto “Valorize a sua Fertilidade”.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1