A polissonografia é o registro gráfico de vários canais simultâneos durante o sono. De acordo com a Dra. Simone Chaves Fagondes, médica do Sono do Hospital Moinhos de Vento, este é considerado o principal exame solicitado para avaliar um paciente com suspeita da presença de um distúrbio do sono. “Entretanto, ele não é indicado para todas as pessoas, uma vez que alguns desses distúrbios do sono não vão ter uma representação gráfica ou mesmo não necessitam da confirmação pelo exame de polissonografia”, esclarece.

Quais são as principais indicações para o exame de polissonografia em adultos?

1) Avaliar a suspeita clínica da presença de apneia obstrutiva do sono ou a presença de outro distúrbio respiratório, durante o sono;

2) Avaliar a suspeita clínica de movimento periódico das pernas;

3) Avaliar a suspeita clínica de distúrbio comportamental do sono REM (que é a última fase do ciclo);

4) Viabilizar a complementação diagnóstica em pacientes com narcolepsia (doença com a qual o indivíduo dorme sem nenhum sinal, em qualquer lugar e a qualquer hora);

5) Fazer a avaliação de pacientes com comportamentos atípicos durante o sono;

6) Realizar diagnóstico diferencial em pacientes com insônia crônica de difícil manejo.

Como é realizado o exame de polissonografia? 

O exame completo, que contempla eletrodos para avaliar os estágios do sono, o fluxo aéreo (com, no mínimo, 2 canais), os  movimentos das pernas, o eletrocardiograma, o sensor de ronco e de posição corporal, com faixas para analisar o esforço respiratório, a monitorização contínua do exame por vídeo e outros canais simultâneos, quando indicado, é feito no Laboratório do Sono do Hospital Moinhos de Vento.

Existe ainda a opção de realizar um exame portátil, que é indicado apenas quando a avaliação necessária é para a presença de apneia do sono. Este segundo exame pode ser feito no domicílio do paciente.

O exame de polissonografia é muito invasivo?

O exame não tem nada de invasivo, sendo indolor. O que o indivíduo pode sentir é algum desconforto, que geralmente é leve e decorrente de um eletrodo ou sensor.

Em quanto tempo o exame de polissonografia fica pronto?

O resultado do exame é liberado em até 10 dias úteis.

Após a liberação do resultado, o que o paciente deve fazer?

O paciente deve retornar ao médico que solicitou o exame para discutir os resultados e as opções terapêuticas, que são variadas. Em casos mais complexos e específicos, o indivíduo pode ser encaminhado para o médico do Sono.

Mas quem é o profissional habilitado a solicitar o exame de polissonografia?

O exame de polissonografia, seja realizado no Laboratório do Sono ou no domicílio da pessoa, deve ser solicitado por um médico, sem a necessidade de ser um especialista em Medicina do Sono.

Gostou do conteúdo? Está preocupado com suas noites em claro ou com as pernas inquietas? Então, agende um horário com os especialistas do Laboratório do Sono, do Hospital Moinhos de Vento. Telefone para contato: (51) 3314-3434.

 

Fonte: Dra. Simone Chaves Fagondes (CRM 18912) é médica do Sono e trabalha no Laboratório do Sono do Núcleo de Neurofisiologia do Hospital Moinhos de Vento.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1