Em 95% das mulheres a menopausa começa entre os 45 e 55 anos. O período apresenta uma série de sintomas devido à diminuição acentuada na produção de estrogênio ovariano. Atualmente, a Terapia Hormonal da Menopausa (THM) é a forma de tratamento mais indicada para o período de transição da menopausa e os anos pós-menopáusicos. O chefe do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Moinhos de Vento, Dr. Marcos Wengrover Rosa explica o que é a terapia e como ela pode contribuir para amenizar os sinais da menopausa.

Uma visão geral dos riscos e benefícios do estrogênio

O objetivo do THM é aliviar os sintomas da menopausa, principalmente as ondas de calor (sintomas vasomotores), seguido pela instabilidade, depressão do humor, atrofia vaginal, dispareunia (dores nas relações sexuais), distúrbios do sono (quando relacionados a ondas de calor) e, em alguns casos, dores nas articulações. O início da terapia hormonal na menopausa é uma opção segura para mulheres saudáveis ​​e sintomáticas com menos de 10 anos de menopausa ou menos de 60 anos de idade. Além disso, que não tenham contraindicações como histórico de câncer de mama, doença cardíaca coronária, evento tromboembólico venoso prévio ou acidente vascular cerebral ou doença hepática ativa. A Endocrine Society apresenta uma abordagem individualizada do tratamento, com base no cálculo dos riscos cardiovasculares e de câncer de mama da mulher antes do início da terapia. Semelhante à maioria das outras diretrizes, a Endocrine Society concorda que a terapia de reposição hormonal é indicada para o tratamento dos sintomas da menopausa, mas não para a prevenção de doenças cardiovasculares, osteoporose ou demência.

Duração do tratamento

Para mulheres que escolhem estrogênio combinado com progesterona, o uso a curto prazo é sugerido (geralmente não mais que cinco anos ou não além dos 60 anos). No entanto, as ondas de calor persistem por uma média de 7,4 anos, e muitas mulheres continuam apresentando sintomas por mais de 10 anos. Algumas mulheres com sintomas persistentes optam por terapia a longo prazo. Para mulheres que sofrem ondas de calor recorrentes e incômodas após interromper o estrogênio, sugerimos inicialmente opções não hormonais antes de considerar a possibilidade de retomar o estrogênio. Para aqueles que não obtêm alívio adequado com terapias não hormonais, consideramos o uso prolongado da terapia hormonal.
Fonte: Dr. Marcos Wengrover Rosa, chefe do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Moinhos de Vento.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1