De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a endometriose afeta, aproximadamente, 190 milhões de mulheres e meninas em idade reprodutiva em todo o planeta, o que corresponde a 10% da população; mesmo índice observado entre as brasileiras, segundo o Ministério da Saúde. Conforme a entidade internacional, esta é uma doença crônica que causa dor intensa e afeta muito a vida de quem sofre com ela. Para compreendermos esta enfermidade, conversamos com a Dra. Raquel Dibi, ginecologista do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Moinhos de Vento. Acompanhe, abaixo, e tire todas as suas dúvidas a respeito:

 

O que é a endometriose?

Dra. Raquel Dibi - A endometriose é uma doença crônica que se caracteriza pela presença de tecido endometrial (o mesmo que existe dentro do útero e descama na menstruação) em outros tecidos, que não na parte interna do útero.

Qual é o principal sintoma da endometriose?

Dra. Raquel Dibi - O principal sintoma é a cólica menstrual, que pode iniciar na adolescência e piorar com o passar do tempo. Também podem surgir dores ao evacuar e urinar e até durante a relação sexual. A paciente também costuma sentir dor pélvica, mesmo fora do ciclo menstrual.

Quais são os outros sinais que a mulher pode sentir?

Dra. Raquel Dibi - Existem alguns sintomas mais inespecíficos, porém não raros, como fadiga crônica e dores musculares. A infertilidade também é mais prevalente em pacientes com endometriose. Entretanto, nem todas deixarão de ser férteis.

Quais são os tratamentos indicados para aliviar os sintomas da endometriose?

Dra. Raquel Dibi - O objetivo do tratamento é a melhora dos sintomas. Em geral, são usados medicamentos específicos para o bloqueio da menstruação e analgésicos. O uso de anticoncepcional não é recomendado para pacientes com endometriose e infertilidade. Muitas vezes, a cirurgia é necessária ou técnicas de reprodução assistida, quando a mulher planeja engravidar.

Quando a paciente deve passar por uma cirurgia?

Dra. Raquel Dibi - A cirurgia da endometriose está indicada para pacientes com dor (que não melhoram com o tratamento clínico), com infertilidade ou que apresentem nos exames de imagem focos em locais de risco (seja de obstrução do ureter ou do intestino ou cistos ovarianos volumosos, por exemplo). 

Como é a cirurgia para tratar a endometriose?

Dra. Raquel Dibi - A técnica cirúrgica ideal é a minimamente invasiva (como a laparoscopia ou a robótica), e idealmente deve ser realizada por equipes em centros de tratamento da endometriose.

Quais são as suas recomendações para as pacientes com endometriose?

Dra. Raquel Dibi - As mulheres devem procurar atendimento ginecológico sempre que apresentarem os sintomas característicos da endometriose, pois o diagnóstico precoce auxilia no melhor manejo da doença. Atualmente, existem exames de imagem que, juntamente com a anamnese (entrevista entre médico e paciente) e o exame físico, possibilitam o diagnóstico.

Além disso, toda a paciente com doença crônica não pode esquecer da importância dos hábitos saudáveis de vida, como dieta adequada, exercícios regulares e sono reparador.

Fonte: A Dra. Raquel Papandreus Dibi (CRM 25433 RS) é ginecologista do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Moinhos de Vento.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1