O que é o lipedema?

O que dizem as entidades médicas?

A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) observa que o lipedema é frequentemente confundido com varizes ou retenção de líquidos e causa até mesmo enfraquecimento do cabelo. Segundo a SBACV, aproximadamente, 11% das mulheres são acometidas pela doença.

Já a Associação Brasileira de Lipedema (ABL) ressalta que, muitas vezes, o lipedema é confundido com obesidade. Mas será que estamos falando em uma doença grave? Quais são os sinais? Será que tem cura? Para tirar todas as dúvidas, o blog Saúde e Você conversou com o médico Dr. Sharbel Mahfuz Boustany, coordenador da Cirurgia Vascular do Hospital Moinhos de Vento. Acompanhe:

Afinal, o que é o lipedema?

O lipedema se caracteriza por um acúmulo anormal e desproporcional de gordura em segmentos corporais, principalmente em braços e pernas. Acomete mais pessoas do sexo feminino e prejudica a qualidade de vida dos pacientes, podendo causar:

- Dor;

- Desconforto;

- Prejuízo estético.

Como surge o lipedema?

O lipedema ainda não apresenta uma causa bem definida, porém, acredita-se que o componente principal seja hereditário. O lipedema pode ser exacerbado por múltiplos fatores, como sedentarismo, obesidade e fatores hormonais.

Quais são os principais sintomas do lipedema?

Os sintomas acontecem principalmente pela “estase sanguínea” (ou retenção de sangue e líquidos) e processo inflamatório relacionado à doença. Sintomas comuns são dor e cansaço nas pernas. Sensação de peso e dor ao toque nas regiões acometidas são frequentes. O surgimento de hematomas ao tocar, também são comuns.

O lipedema pode atingir homens e mulheres, em que faixa etária?

O lipedema pode acometer homens e mulheres de todas as idades, mas acontece com maior frequência no sexo feminino (90%), na idade adulta.

Como tratar o lipedema?

O lipedema necessita de um tratamento multiprofissional, com acompanhamento feito por médico, fisioterapeuta, nutricionista, educador físico e psicólogo. Em muitos casos, há necessidade de uma mudança no estilo de vida, associado à prática de exercícios e dieta hipocalórica.

Vale lembrar que o lipedema pode ou não ser acompanhado de outras doenças, como disfunções hormonais, varizes e obesidade. Assim, o tratamento se baseia em medidas que visam reduzir a quantidade de gordura acumulada e a drenagem da estase (ou retenção) de líquidos.

Há como reverter o lipedema?

A reversão do lipedema passa pelas medidas referidas acima. Em casos extremos, a solução pode ser o tratamento cirúrgico.

De que forma o Hospital Moinhos de Vento pode contribuir com pacientes com lipedema?

O atendimento dos pacientes com lipedema começa pela consulta com um cirurgião vascular. O Hospital Moinhos de Vento dispõe de muitos cirurgiões vasculares em seu corpo clínico, bem como os demais profissionais envolvidos.

Fonte: Dr. Sharbel Mahfuz Boustany (CRM 22840) é coordenador da Cirurgia Vascular do Hospital Moinhos de Vento.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1