O Acidente Vascular Cerebral é a segunda causa de morte no mundo e principal causador de incapacidade. A doença provoca a morte dos neurônios e pode deixar sequelas diferentes dependendo da região afetada. A prevenção é capaz de evitar 90% dos casos, além disso, reconhecer os sinais de alerta e tratar rapidamente em um centro especializado pode diminuir a chance de sequelas. A Chefe do Serviço de Neurologia do Hospital Moinhos de Vento, Dra. Sheila Martins explica como o AVC ocorre e como prevenir.

O Acidente Vascular Cerebral

O AVC provoca a morte dos neurônios e deixa sequelas diferentes dependendo da região afetada. Existem dois tipos do problema, o AVC isquêmico e o hemorrágico. O isquêmico corresponde a 85% dos casos da doença e é originado pela obstrução de um vaso sanguíneo cerebral (por uma placa de gordura ou por um coágulo) que causa falta de circulação em uma região do cérebro. Já o tipo hemorrágico corresponde a 15% dos casos e ocorre devido à ruptura de um vaso sanguíneo cerebral, espalhando sangue pelo órgão. No AVC isquêmico, quando ocorre a obstrução de um vaso, em poucos minutos uma parte do cérebro morre e uma grande área ao redor fica em sofrimento pela falta de circulação. Se o vaso que está obstruído for rapidamente aberto, é possível salvar toda ou quase toda a área em volta do centro do AVC, diminuindo ou até evitando as sequelas. Mas, se o vaso não for aberto e o paciente não for tratado, progressivamente a área ao redor vai morrendo também e chega um momento que não há mais como ser salva. Por isso, o paciente deve ser tratado o mais rápido possível. Os principais sintomas da disfunção acontecem subitamente, e incluem perda de força ou dormência, geralmente em uma metade do corpo, dificuldade para falar ou compreender a fala, dificuldade de enxergar com um ou com os dois olhos, tontura associada à falta de equilíbrio, falta de coordenação e dor de cabeça súbita, muito intensa, diferente do padrão habitual. Nesses casos chame imediatamente o SAMU 192 que está preparado para reconhecer o AVC e levar para os centros especializados no tratamento da doença.

Formas de prevenção

Em 90% dos casos, o AVC é causado por Hipertensão Arterial (pressão alta), diabetes (açúcar elevado no sangue), colesterol elevado, arritmias cardíacas, obesidade, sedentarismo e consumo de álcool e tabaco. Entre as sequelas que a doença pode deixar estão a dificuldade ou impossibilidade para caminhar, paralisia total de um lado do corpo, dificuldade para falar, dificuldade para entender o que é falado, demência (alteração grave de memória), alteração de comportamento e confusão mental. Reconhecendo e tratando os fatores de risco é possível evitar o AVC. Por conta disso, é fundamental prevenir para que não aconteça com você. Hábitos importantes são: manter uma alimentação saudável com frutas, verduras e grãos e pouca gordura e carboidrato, fazer exercício físico regularmente, limitar o uso de bebidas alcoólicas, não fumar e consultar o médico regularmente para revisão dos fatores de risco. O Hospital Moinhos de Vento dispõe do Serviço de Neurologia, para mais informações e tratamento da doença, acesse o portal.
Fonte: Dra. Sheila Martins (CRM 20989), médica neurologista e Chefe do Serviço de Neurologia do Hospital Moinhos de Vento

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1