Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 300 mil brasileiros morrem de doenças cardiovasculares por ano. Em todo o mundo, 17 milhões de pessoas sofrem de problemas no coração. Estudos da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), mostram que as Doenças Cardiovasculares (DCV) são a principal causa de morte no mundo. Os dados são alarmantes, mas, em muitos casos, hábitos simples podem ajudar a reverter esse quadro.   Em 2010 a American Heart Association (AHA) divulgou um documento sobre um novo conceito, o da Saúde Cardiovascular, e determinou parâmetros para monitorá-la ao longo do tempo.  
“Definiu-se saúde cardiovascular ideal, um conceito amplamente suportado pela literatura médica, pela presença de hábitos saudáveis (não fumar, ter peso normal, praticar atividades físicas e ter hábitos alimentares consistentes com as recomendações nutricionais), além de atingir o que eles chamaram ‘de saúde ideais’ (colesterol, glicose e pressão arterial em níveis adequados). É um documento que estimula fundamentalmente a promoção da saúde”, explica Enio Casagrande, coordenador médico da Unidade de Check Up do Hospital Moinhos de Vento.
  Para atingir o conceito de saúde cardiovascular ideal, confira os seis passos que devem ser seguidos:  
  • Não ter fumado ou ter cessado há mais de 12 meses;
  • manter o índice de massa corporal abaixo de 25 kg/m². Este índice da OMS – Organização Mundial da Saúde – é obtido dividindo-se o peso pela altura elevada ao quadrado (kg/m²) e determina valores normais e para sobrepeso e obesidade: tem sobrepeso todo o indivíduo cujo índice é igual ou maior do que 25 kg/m² e obesidade quando este índice é igual ou maior do que 30 kg/m².
  • realizar 150 minutos por semana de atividade física de intensidade moderada ou igual ou superior a 75 minutos por semana de intensidade vigorosa ou a combinação das duas.
  • manter uma dieta saudável;
  • manter a pressão arterial em 120/80 mm Hg;
  • ter a taxa de glicose menor do que 100 mg/dL.
  “O interessante é que os parâmetros que foram definidos congregam as recomendações de várias diretrizes em um único documento, e isso facilita sua aplicação na prática clínica”, destaca Casagrande. A prevenção é sempre a melhor palavra de ordem. Por isso, além de seguir todas as indicações da American Heart Association, é recomendável realizar check ups preventivos, para monitorar hábitos de saúde e parâmetros como taxas de colesterol, taxas de glicose e pressão arterial, visando a promoção da saúde e prevenindo eventos ou favorecendo desfechos clínicos positivos no caso do surgimento de alguma disfunção.  
Enio Casagrande (CRM 5597) Coordenador Médico da Unidade de Check Up  Link: https://www.hospitalmoinhos.org.br/servico-ambulatorial/check-up/

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1