Não encontramos nenhum resultado que corresponda com essa busca.
/ /
April 25, 2025 |Institucional
O Hospital Moinhos de Vento promoveu a III Jornada do Paciente com Câncer de Pulmão, reunindo especialistas de cirurgia torácica, pneumologia, oncologia, radio-oncologia, patologia e radiologia para debater casos clínicos em diferentes estágios da doença.
A iniciativa reforçou a importância da atuação conjunta diante de dados preocupantes: em 2025, o Brasil deverá registrar cerca de 32 mil novos casos, com a Região Sul liderando as taxas nacionais. O tabagismo segue como o principal fator de risco.
Com foco no cuidado centrado no paciente, a jornada abordou não apenas atualizações terapêuticas, mas também questões como dificuldades no diagnóstico, condução de casos complexos e o papel da equipe multidisciplinar na definição de estratégias para oferecer o melhor desfecho para o paciente, com muito espaço para discussão com os participantes.
Para a oncologista Dra. Helena Andrade, "não é apenas uma jornada em que se apresentam as novidades de diagnóstico e procedimentos terapêuticos, mas a avaliação de uma equipe multidisciplinar na busca da excelência no tratamento do paciente.”
A jornada também promoveu uma gincana entre residentes, com premiação para participação em congresso internacional sobre câncer de pulmão. Além das discussões de casos reais e estratégias terapêuticas, a programação teve como destaque a I Preceptoria em Radioterapia de Pulmão, primeira do gênero no Rio Grande do Sul voltada para radio-oncologistas. A atividade reuniu profissionais de todo o estado e contou com a participação da Dra. Lilian Faroni, referência nacional na área.
O preceptorship abordou tópicos teóricos e práticos, com discussões de casos e interação entre radio-oncologistas, física médica, pneumologista, radiologista e oncologista clínico — proporcionando aprendizado técnico e troca de experiências.