Esquecer faz parte do processo de aprendizagem, entretanto, é natural do ser humano frustrar-se quando acontece. A memória normalmente sofre eventuais falhas, mas quando esse esquecimento é recorrente, logo nos questionamos se existe alguma forma de melhorar este sistema.   Primeiramente é importante esclarecer que a função da memória envolve outros aspectos neuropsicológicos como a atenção, o aprendizado, a motivação e as funções perceptivas que nos permitem reconhecer e diferenciar estímulos. Assim, o episódio, a emoção ou o objeto a ser lembrado é armazenado no cérebro através de processos elétricos ou bioquímicos. “Dependendo da natureza da memória ela pode gerar modificações na estrutura cerebral formando novos circuitos neuronais e aumentando o número de fibras que conectam os neurônios entre si. A informação repetida provoca mudanças no DNA neuronal promovendo a síntese de novas proteínas relacionadas ao armazenamento das memórias”, explica Jeanette Farina, médica do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento.   Os diferentes tipos de memória refletem a atividade de distintos mecanismos cerebrais. Em geral, classifica-se a memória em dois grandes grupos e suas subcategorias. Em relação ao tempo de armazenamento a memória pode ser ultrarrápida, como as memórias sensoriais que duram menos de 30 segundos; de curta duração, que guardam pequenas quantidades de informações por um breve período de tempo e de longa duração, que armazenam as informações por meses, anos ou décadas. Já a classificação por natureza da memória é dividida em explícita ou declarativa, aquela que pode ser explicada em palavras, trazida à consciência representando fatos ou episódios; implícita, utilizada para procedimentos ou habilidades aproveitando experiências passadas para a execução de uma tarefa sem que exista consciência deste conhecimento anterior e de trabalho, usada para acessar um pequeno número de informações necessárias para uma determinada tarefa.  
Primeiramente é importante esclarecer que a função da memória envolve outros aspectos neuropsicológicos como a atenção, o aprendizado, a motivação e as funções perceptivas que nos permitem reconhecer e diferenciar estímulos
  Mas é possível avaliar e melhorar a memória? Para a médica as premissas básicas para uma boa memória associam-se a boa saúde física em geral e a hábitos saudáveis. “Alimentação adequada, sono em dia, exercícios físicos regulares, adequada socialização, tratamento de fatores de risco para doenças vasculares (como sedentarismo, obesidade, hipertensão arterial e diabetes) e o adequado gerenciamento de estresse, constituem os principais fatores para termos boa memória e para evitarmos o declínio cognitivo”, esclarece a especialista.   Já para realizar uma avaliação o paciente pode fazê-la com um profissional ou em casa. Com o médico, a memória é examinada através de uma conversa inicial, observando como são relatados os fatos do dia-a-dia do paciente, notícias, história pessoal, entre outras informações. “Testes simples no qual solicitamos que o paciente decore algumas palavras ou objetos que lhe serão perguntados depois, a observação de sinais clínicos associados à perda de memória, ou ainda o fato do paciente estar repetitivo, são sinais que podem mostrar a presença de alterações da memória. Testes neuropsicológicos podem ser aplicados quando uma avaliação mais ampla e objetiva se faz necessária”, exemplifica a médica. Em casa, é possível testar a memória com facilidade através de testes on-line. Entretanto, é importante ressaltar que, para um resultado adequado, o indivíduo deve apresentar uma cognição normal em outras funções.  
Jeanette Farina (CRM: 6589), médica do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento. (LINK: https://www.hospitalmoinhos.org.br/servico-medico/neurologia-e-neurocirurgia-2/)

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1