Brincar é o momento mágico em que interagimos com o meio, aflorando a criatividade, a inteligência e a imaginação. Além disso, a experiência divertida proporciona o desenvolvimento das habilidades cognitivas, físicas, sociais e emocionais. Com o avanço tecnológico, os celulares e televisões se tornaram parte de nossa rotina, principalmente nos momentos de diversão. Muitas vezes como alternativa para entreter as crianças, permitimos que nossos filhos passem horas em frente às telas. A médica do Serviço de Pediatria, Dra. Silvana Marcantônio explica as vantagens de evitar o excesso de exposição às tecnologias e quais são as melhores alternativas para os momentos de diversão dos pequenos.

Os prejuízos do excesso de uso de telas

Na rotina de uma criança o tempo se divide em tarefas da escola, banho, alimentação e sono, e também em atividades como brincar e conviver com a família. Nesse momento, os adultos costumam utiliza o celular, computadores e televisão constantemente, consumindo conteúdos de forma interativa. Por isso, é comum que as crianças tentem imitar a família, buscando interagir também com as tecnologias, aprendendo gestos e comandos do celular. Apesar dos aspectos positivos da tecnologia, é preciso estar atento ao excesso de telas para o desenvolvimento físico e social da criança. É importante então, evitar que os seus filhos passem bastante tempo sozinhos com a internet e games, para não perder os momentos de convívio social. Além disso, se preocupar com o acesso precoce e desmedido de celulares e televisão é importante para obter a diversidade de atividades e descobertas na infância e adolescência. É comprovado que utilizar os dispositivos eletrônicos em excesso apresenta prejuízos a saúde das crianças, como prejudicar o desenvolvimento cerebral das crianças, aumentar o risco de obesidade, provocar a alteração de comportamento e visual ao longo do tempo. Recomenda-se então que, de 0 a 2 anos de idade, as crianças não sejam expostas ao uso de telas. E até os 10 anos, seja no máximo duas horas de exposição às telas por dia, com supervisão familiar. A Academia Americana de Pediatria (AAP), indica apenas 1 hora de tela, fracionado ao longo do dia e com conteúdos pedagogicamente responsável, para as crianças de 18 meses aos 5 anos. Nessa fase, é quando os pequenos aprendem bastante com a interação com o outro, principalmente pela conversa. Esse retorno comunicativo faz com que a criança se sinta acolhida, entendida e segura, e, assim, se esforce ainda mais para ser compreendida.

Brincar é ao ar livre e atividades lúdicas

A melhor alternativa às telas, são brincadeiras ao ar livre ou atividades lúdicas. Pois este brincar permite que as crianças criem e explorem um mundo que podem dominar, conquistando seus medos enquanto praticam papéis adultos, às vezes em conjunto com outras crianças ou cuidadores adultos. À medida que dominam seu mundo, o brincar ajuda a desenvolver novas competências que levam a uma confiança aprimorada e à resiliência que precisam para enfrentar os desafios futuros. O jogo não dirigido permite aprender a trabalhar em grupos, compartilhar, negociar, resolver conflitos e aprender habilidades de autodefesa. A brincadeira ensina como interagir com os colegas, resolver problemas e controlar suas ações para ser bem sucedido ao jogar dentro das regras de um jogo. É fundamental que os pais criem uma rotina para brincar com seus filhos, promovendo momentos propícios para que as brincadeiras possam ocorrer de maneira frequente e recorrente. A participação ativa dos pais anima ainda mais os pequenos a querer mais oportunidades de vinculação, num processo virtuoso que promove não apenas o desenvolvimento cognitivo da criança, mas também colabora para um relacionamento mais harmônico e afetivo entre pais e filhos.

Atividades para realizar com os filhos em Porto Alegre (acesse os links para mais informações)

09 Parques de Porto Alegre administrados pela Prefeitura adequados para lazer com a criançada e esportes gratuitamente. (acesse) 667 praças urbanizadas públicas em Porto Alegre  (acesse) Museu de Ciências e Tecnologia – PUCRS  (acesse) Jardim Botânico –  tem horário restrito para visitação e cobrança de ingresso (acesse)

Projetos para conhecer:

Projeto Desenhança (acesse) Agenda Infantil do Projeto Desenhança – Novembro (acesse) 17 | domingo | oficina de desenhança para crianças | Fundação Iberê Camargo 28 | quinta | jam de desenhança para crianças e adultos | Sala Álvaro Moreyra 30 | sábado | oficina de desenhança para crianças e adultos | Instituto Ling Projeto Pequenices – Ações na área de dança e circo para crianças (acesse) Gente grande também brinca – Um espaço para conversar sobre a Cultura do Brincar tanto da criança quanto do adulto (acesse) Casa de cultura com foco infantil (acesse) Cuidado que Mancha – Grupo de teatro, música e literatura (acesse) Casa de Cultura Mario Quintana – (acesse) Passeio de barco – navegando pelo guaíba (acesse) City tour Linha Turismo (acesse)

Passeio esportivo:

Tour Beira-Rio Visita Colorada (acesse) Arena do Grêmio Tour (acesse)

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1