A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença caracterizada pela elevação dos níveis tensionais no sangue. É um fator de risco para doenças cardíacas e geralmente acompanhada por outras alterações como a diabetes e obesidade. Cerca de 20% da população brasileira é portadora de hipertensão, sendo que 50% da população com obesidade tem a doença. A hipertensão pode acontecer quando as artérias sofrem algum tipo de resistência, perdendo a capacidade de contrair e dilatar, ou então quando o volume de sangue se torna muito alto, exigindo uma velocidade maior para circular. Hoje, a hipertensão é a principal causa de morte no mundo, pois pode favorecer uma série de outras doenças. Quando o coração bate, ele se contrai e bombeia sangue pelas artérias para o resto do corpo. A força desta ação cria uma pressão sobre os vasos sanguíneos. Isso é chamado de pressão arterial sistólica, cujo valor normal é 120 mmHg (milímetros de Mercúrio). Uma pressão arterial sistólica de 140 mmHg ou mais é considerada hipertensão. Há também a pressão arterial diastólica, que indica a pressão nas artérias quando o coração está em repouso, entre uma batida e outra. Um número normal de pressão arterial diastólica é inferior a 80 mmHg, sendo que igual ou superior a 90 mmHg é considerada hipertensão.  

Existem três estágios de hipertensão que são definidos de acordo com os níveis de pressão apresentados pelo indivíduo:

Estágio I: hipertensão acima de 140 por 90 e abaixo de 160 por 100 Estágio II: hipertensão acima de 160 por 100 e abaixo de 180 por 110 Estágio III: hipertensão acima de 180 por 110.  

Fatores de risco

A hipertensão pode ser hereditária em mais de 90% dos casos. Entretanto, o estilo de vida adotado pela pessoa e a idade influenciam no desenvolvimento da enfermidade. Os níveis de pressão arterial podem sofrer alterações com o consumo excessivo de sal e bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, colesterol alto, falta de atividade física, diabetes e um sono inadequado. Distúrbios da tireoide ou em glândulas endocrinológicas como a suprarrenal, também podem afetar estes níveis.
Não existem sintomas diretamente relacionados ao aumento de pressão e seu diagnóstico é feito com a aferição adequada.
Para a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), além do sedentarismo, o estresse, os maus hábitos alimentares, o excesso de peso e a idade são fatores de risco para a hipertensão, que tem estimativa de acometer de 5 a 10% da população com até 18 anos, ou seja, 7 milhões de crianças e adolescentes e cerca de 30% da população adulta, chegando a mais de 50% na terceira idade. Nas crianças e adolescentes a hipertensão está francamente associada ao excesso de peso e sedentarismo.  

A SBH, busca orientar e conscientizar a população por meio de seus Mandamentos da Prevenção da Pressão Alta. Confira as dicas da entidade:

1. Meça a pressão pelo menos uma vez por ano. 2. Pratique atividades físicas todos os dias. 3. Mantenha o peso ideal, evite a obesidade. 4. Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes. 5. Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba. 6. Abandone o tabagismo, pois ele é sempre um inimigo da saúde cardiomuscular. 7. Nunca pare o tratamento, é para a vida toda. 8.Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde.  

A Cardiologia no Hospital Moinhos de Vento

Como uma das áreas estratégicas da instituição, o Serviço de Cardiologia atende diversos níveis de complexidade abrangendo: Emergência Geral e Cardiológica com unidade Cardiovascular; Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista 24h; Cirurgia Cardíaca 24h; exames de apoio e de imagem. Mais de 50 cardiologistas atendem nos consultórios médicos, sendo alvo o manejo da pressão arterial dos pacientes que procuram o Serviço. Fazem parte do Serviço de Cardiologia médicos especialistas em Hipertensão Arterial Sistêmica, que constituem um Centro Especializado.
Fonte: Sociedade Brasileira de Hipertensão Validação: Dra. Carisi Anne Polanczyk (CRM 19229), Chefe do Serviço de Cardiologia do Hospital Moinhos de Vento Dr. Miguel Gus (CRM 14573), Cardiologista no Hospital Moinhos de Vento

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1