Não é porque o outono começou que devemos baixar a guarda ao mosquito Aedes aegypti. Nesta época começam também as doenças respiratórias e os sintomas, como dor no corpo, que podem gerar confusão, por isso o mais importante é procurar avaliação médica e não descuidar da hidratação. Não podemos deixar que os casos evoluam para as formas mais graves da doença. O Aedes aegypti pode provocar doenças como a Dengue, Chikungunya, Zika e também a Febre Amarela no ciclo urbano. Recentemente foram aprovados pela Anvisa testes rápidos para detecção do vírus Zika, Chikungunya e Dengue, e outros testes para identificação de anticorpos IgM e IgG. Também já estão disponíveis testes rápidos para Dengue e Chikungunya isoladamente assim como a pesquisa de anticorpos e a identificação viral por PCR.  

Microcefalia

Existe uma associação entre o aumento de casos de microcefalia e o diagnóstico de casos de Zika. Estudos recentes realizados em diferentes centros de pesquisa espalhados pelo mundo mostraram a presença do vírus na placenta e no líquido amniótico de gestantes e no tecido cerebral de fetos. Em outro estudo recente, um teste de laboratório mostrou que o vírus Zika foi capaz de destruir e impedir o desenvolvimento das células progenitoras neuronais. Outro estudo mostrou que a infecção pelo vírus Zika, em qualquer fase da gestação, está associado a má formação. Mas ainda são esperados  estudos analíticos que façam a comparação entre grupos para que seja comprovada a relação de causa-efeito e o papel de outros fatores que possam estar envolvidos no problema.  

Vacinas

Estão sendo desenvolvidas vacinas preventivas para a dengue, Zika e febre Chikungunya. A Anvisa aprovou uma vacina contra a dengue, em dezembro de 2015, que aguarda a análise da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos antes do laboratório Sanofi iniciar a sua distribuição. Esta vacina é indicada para pessoas entre 9 e 45 anos de idade, e é contraindicada para gestantes e imunodeprimidos. O Instituto Butantan, em parceria com o americano National Institute of Allergy and Infectious Diseases (NIAID), e o laboratório japonês Takeda, estão em fases avançadas de testes de vacinas contra dengue, aguardando os resultados para avaliação das mesmas. O NIAID também iniciou, recentemente, a segunda fase de estudos com uma vacina contra o Chikungunya e o laboratório Themis concluiu a primeira fase do trabalho com sucesso, enquanto outros laboratórios e centros de pesquisa do mundo já iniciaram a fase de estudos pré-clínicos. Recentemente pesquisas com vacinas contra o vírus da Zika foram iniciadas e encontram-se ainda na fase pré-clínica.  
Fonte: Dr. Paulo Gewehr Filho, infectologista do Hospital Moinhos de Vento

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1