Ter o bebê nos braços é sempre o esperado após meses de gestação. Mas infelizmente, em alguns casos isso não é possível, principalmente quando os bebês são muito prematuros. De qualquer forma, a relação entre mãe e filho pode e deve ser fortalecida, principalmente por meio da amamentação, mesmo durante uma internação hospitalar. “Sempre é possível amamentar um bebê, mesmo na UTI Neonatal. Se ele não puder sugar, oferecemos o leite materno por sonda”, explica Mariana Gonzalez de Oliveira, pediatra e neonatologista do Hospital Moinhos de Vento.   O leite materno deve sempre ser a dieta de escolha para qualquer recém-nascido, pois ele traz inúmeros benefícios, como a melhor qualidade da alimentação, menor risco de infecções, facilita o vínculo do recém-nascido hospitalizado com a mãe e favorece a colonização do trato gastrointestinal com bactérias benéficas para a sua saúde. “Por isso, é tão importante promover essa prática dentro do hospital. O leite de cada mãe é produzido de forma a suprir as necessidades específicas, tanto nutricionais quanto de proteção imunológica, do seu próprio bebê. Mesmo que as fórmulas tentem adaptar suas composições para oferecer uma nutrição adequada, é impossível reproduzi-lo artificialmente, de forma a oferecer de modo completo os benefícios do leite materno”, salienta Mariana.  
O leite de cada mãe é produzido de forma a suprir as necessidades específicas, tanto nutricionais quanto de proteção imunológica, do seu próprio bebê.
  Também é preciso lembrar que a mãe está adaptando-se às mudanças que ocorrem em seu corpo após a gestação e o parto. Somado a isso, incluem-se as incertezas quanto à evolução clínica, o período em que precisa deslocar-se até o hospital para visitar o filho e adaptar-se à rotina da UTI. Todos esses fatores físicos e psicológicos interferem no funcionamento hormonal que regula a produção de leite. “Precisamos estar atentos a todas essas questões, orientar e apoiar mãe e bebê para que tenham sucesso na amamentação, mesmo com situações tão adversas”, lembra a neonatologista.   Em alguns casos, os bebês prematuros, dependendo da idade gestacional em que nascem, não apresentam maturidade neurológica e nem força muscular suficiente para sugar o seio materno. A capacidade de coordenar a respiração, deglutição e sucção, costuma ocorrer com 35 semanas de idade gestacional. Antes disso, eles não conseguem se alimentar pela via oral efetivamente. Sendo assim, é necessário utilizar uma sonda, preferencialmente localizada no estômago, para administrar a dieta até que sejam maduros o suficiente para irem para o seio.   Para as mães, a amamentação também é extremamente importante. “A nossa experiência é de que as mães se sentem incluídas nos cuidados do bebê quando são estimuladas e apoiadas a amamentar. Além de todos os benefícios para a saúde e da melhor recuperação no pós-parto, elas têm essa tarefa de extrema importância que é produzir o melhor tipo de alimento que eles podem receber. Costumamos mostrar às mães que nenhuma quantidade é pouca e que o seu papel faz toda a diferença no tratamento de seus filhos”, finaliza a médica.   A Dra. Desirée de Freitas Valle Volkmer, chefe do Serviço de Neonatologia do Hospital Moinhos de Vento, destaca que, atualmente, Na UTI Neonatal do Hospital Moinhos de Vento, são atendidos em torno de 450 recém-nascidos/ano e que os resultados trazem grande satisfação. “Nossos indicadores de aleitamento materno na alta nos enchem de orgulho, em 2018 atingimos 98,09% dos bebês com alta do hospital recebendo leite materno. Esse percentual está em 99,57% no primeiro semestre de 2019. Este indicador é consequência de um trabalho multiprofissional, que alia o que há de mais moderno e tecnológico com um modelo de médico e assistencial voltado para o cuidado dos bebês e das suas famílias. Com especial atenção e suporte aos pais – que também nascem precocemente quando a expectativa de levar um filho saudável para casa logo após o parto não se concretiza”.  
Fonte: Mariana Gonzalez de Oliveira (CRM:26142), neonatologista do Hospital Moinhos de Vento.  Link: https://www.hospitalmoinhos.org.br/servico-medico/neonatologia/

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1