Em 17 de novembro é celebrado em todo o mundo o ‘Dia Mundial da Prematuridade’, que tem como finalidade sensibilizar a população para a problemática dos bebês que nascem prematuros. Em todo o mundo, um em cada dez bebês nasce prematuro, o que significa que cerca de 15 milhões de crianças nascem antes do tempo. No Brasil, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 11,7% do total de nascimentos acontecem antes de 37 semanas de gestação. Segundo a pediatra e Chefe do Serviço da Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal do Hospital Moinhos de Vento, Dra. Desiree Volkmer, essa data tem como objetivo levar a uma reflexão sobre as maneiras de reduzir a taxa de prematuridade, as sequelas e como minimizar os problemas das famílias. “A precocidade do recém-nascido torna seu organismo mais vulnerável a doenças, sendo que os principais problemas estão relacionados à imaturidade respiratória, digestiva e metabólica”, explica a médica que atua há 25 anos no Serviço de Neonatologia do Hospital Moinhos de Vento. Entre as principais causas obstétricas estão a hipertensão materna, diabetes gestacional e a pressão alta ou pré-eclâmpsia. “Uma gestação normal tem de 38 a 42 semanas de duração. Sendo assim, um parto é considerado prematuro quando ele acontece antes de 37 semanas”, explica a médica. Além disso, outros fatores podem levar ao parto prematuro: ausência do exame pré-natal, fumo, álcool, drogas, estresse, infecções do trato urinário, sangramento vaginal, obesidade, baixo peso, distúrbios de coagulação, algumas anomalias congênitas do bebê, gestações muito próximas (menos de 6 a 9 meses entre o nascimento de um bebê e ficar grávida novamente), gravidez fruto de fertilização in vitro e idade menor de 17 anos e acima de 35.  

Tempo de gestação

A boa notícia é que os avanços nos cuidados intensivos com os bebês que nascem antes das 28 semanas de gravidez/1500 g possibilitam que eles tenham uma sobrevivência maior. A partir da 23ª semana de gestação, o feto pode apresentar alguma chance de sobreviver. Até a 28ª semana são considerados extremamente prematuros; das 28 até a 34ª semana, prematuros, e, entre 34 e 36/37 semanas, prematuros tardios. Na gestação de múltiplos (dois ou mais bebês), é mais frequente que o nascimento ocorra antecipadamente. A média de duração em casos de gêmeos é de 36-37 semanas, e de trigemelares, ao redor de 32-34 semanas.  
Fonte: Dra. Desiree Volkmer (CRM 15880) – Chefe do Serviço da Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal do Hospital Moinhos de Vento
 

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1