Bebês prematuros já necessitam de cuidados e atenção especiais, mas bebês prematuros extremos demandam um zelo, empenho e protocolos específicos e multiprofissionais, além de toda tecnologia disponível na UTI Neonatal, para sua condição. Gestações de alto risco são as que maior têm chance de prematuridade. Assim, doenças como hipertensão e diabetes, grávidas de gêmeos, problemas no colo uterino, ausência de pré-natal, anomalias congênitas do bebê, fertilização in vitro e mães com idade menor de 17 anos e acima de 35 precisam ser observadas e orientadas pela equipe médica, pois podem levar ao nascimento prematuro do bebê.   Prematuros podem ser classificados de acordo com sua idade gestacional ao nascer, sendo prematuros de 31 a 37 semanas e prematuros extremos os nascidos com menos de 28 semanas de idade gestacional. Também podem ser identificados em relação ao peso. Bebês com menos de 2,5 kg são considerados baixo peso, com menos de 1,5 kg são de muito baixo peso e aqueles com peso menor que 1 kg são vistos como extremo baixo peso.   No Brasil, de acordo com dados do Sistema de Informações Sobre Nascidos Vivos (Sinasc) e do Ministério da Saúde, o nascimento de bebês prematuros corresponde a 12,4% dos nascidos vivos. Logo, é notável a importância de Unidades de Tratamento Intensivo especiais para estes casos. “Bebês prematuros extremos precisam de ajuda para a maturidade pulmonar, para estabilizar a pressão sanguínea, para a evolução do trato gastrointestinal, entre outros cuidados. É um bebê que precisa de atenção 24 horas em todos os aspectos. Dentre os profissionais necessários para esse atendimento tão especial, estão os médicos neonatologistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêutica clínica, neurologistas, nefrologistas, gastroenterologistas, pneumologistas, cardiologistas, radiologistas, e outras especialidades médicas, além do apoio psicológico e espiritual para a família”, explica Desirée Volkmer, médica do Serviço de Pediatria do Hospital Moinhos de Vento.  
Doenças como hipertensão e diabetes, grávidas de gêmeos, problemas no colo uterino, ausência de pré-natal, anomalias congênitas do bebê, fertilização in vitro e mães com idade menor de 17 anos e acima de 35 precisam ser observadas e orientadas pela equipe médica, pois podem levar ao nascimento prematuro do bebê.
  Entretanto, mesmo com todo o empenho da equipe médica, quanto menor a idade gestacional, maior é a taxa de mortalidade destes bebês. Além disso, aumentam os riscos de problemas respiratórios, gastrointestinais e infecções. As sequelas mais frequentes nestes casos são a displasia broncopulmonar – doença resultante dos efeitos nocivos da oxigenação e ventilação sobre o pulmão imaturo -, retinopatia da prematuridade – crescimento desorganizado dos vasos sanguíneos que suprem a retina – e atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. “É impossível prever com precisão quais as taxas de sobrevivência e se haverá sequela para o bebê após o nascimento prematuro. A sobrevida e a mortalidade estão relacionadas à idade gestacional, ao peso de nascimento e às complicações que o bebê teve durante a internação”, destaca a profissional.   Durante toda a estada do bebê na UTI Neonatal, os pais são estimulados a participarem dos cuidados, dividirem seus medos, suas dúvidas e conquistas. Os pais são de extrema importância na recuperação do seu bebê, pois no momento em que estão ao seu lado desenvolvem a formação do vínculo, o conhecem melhor e dão forças para que se fortaleça. “Há apoio psicológico e espiritual para a família, grupos de pais, rodas de conversas e a equipe deve estar sempre disponível para esclarecer dúvidas. Os pais e a equipe tornam-se uma “família de UTI” e esse relacionamento é de extrema importância para que eles possam se sentir acolhidos e apoiados durante todo o tempo de internação para que, quando levarem seu bebê para casa, sintam-se seguros”, explica a médica.  
Desirée Volkmer (CRM: 15880), Chefe do Serviço de Neonatologia do Hospital Moinhos de Vento.  (LINK: ttp://www.hospitalmoinhos.org.br/servico-medico/neonatologia/)

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1