Em razão do Dia do Farmacêutico, em 20 de janeiro, é bom lembrar dos cuidados que as pessoas precisam ter em relação ao livre consumo de medicamentos. A automedicação, que muitas vezes é adotada como solução para o alívio imediato de alguns sintomas, pode trazer consequências mais graves do que se imagina. O uso descontrolado de remédios pode comprometer a eficácia de tratamentos, agravar doenças, bem como gerar reações alérgicas, dependência e até mesmo morte. Considerado um problema de saúde pública no Brasil, as principais formas de intoxicação ocorrem pelo uso incorreto ou abusivo do medicamento; erro de prescrição ou de administração de dose; e automedicação. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os principais medicamentos causadores de intoxicações são: analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios.
Um dos pontos a ser discutido dentro desse tema é o perigo resultante da automedicação, em qualquer circunstância.
Um dos pontos a ser discutido dentro desse tema é o perigo resultante da automedicação, em qualquer circunstância. No caso do uso excessivo de medicamentos antimicrobianos, o risco são as condições favoráveis para o aparecimento de microrganismos resistentes. Muitas infecções hospitalares têm sido causadas por bactérias bastante resistentes, para as quais os tratamentos convencionais não são mais eficazes. As infecções persistem e podem se espalhar de uma pessoa para outra. Esse tipo de contaminação tem vitimado, principalmente, recém-nascidos e idosos, mais vulneráveis às ações bacterianas. A carência de antibióticos eficazes para os cuidados e a prevenção de diversas infecções podem comprometer o tratamento de doenças como malária e tuberculose, e, inclusive, a realização de transplantes de órgãos, cirurgias de grande porte e quimioterapia.  

Cuidados necessários

• Mantenha os medicamentos em locais frescos e arejados; • Confira a data de validade antes da ingestão do medicamento; • Na presença de crianças, guarde os frascos em locais altos e seguros; • Não retire o medicamento da embalagem original; • Leia a bula antes da ingestão, pois a combinação de medicamentos pode anular ou potencializar o efeito do outro; • Evite recomendações de vizinhos, amigos, parentes ou mesmo de balconistas de farmácias ou drogarias; • Em caso de persistência dos sintomas, consulte seu médico; • Em caso de dúvidas pergunte ao farmacêutico responsável antes da aquisição do medicamento.
Fonte: Anvisa Validação: Aline Bortoluzzi, coordenadora da Unidade de Farmácia do Hospital Moinhos de Vento

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1