Notícias

Encontre uma notícia

até
- Alta Complexidade

Projeto usa telemedicina para ampliar acesso ao diagnóstico oftalmológico no SUS

A parceria entre Hospital Moinhos de Vento, Ministério da Saúde e TelessaúdeRS já realizou mais de 22 mil atendimentos e distribuiu mais de 10 mil óculos no RS

Apesar de o último Mapa da Oftalmologia no Brasil mostrar que o País supera a proporção de especialistas por habitantes recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a má distribuição de oftalmologistas segue sendo um problema a ser enfrentado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Desde 2017, o Hospital Moinhos de Vento – em parceria com o TelessaúdeRS e o PROADI-SUS do Ministério da Saúde – realiza o projeto Teleoftalmo que ajuda a aproximar a população da atenção primária a médicos oftalmologistas, no SUS. A ampliação do acesso tem como consequência a redução do tempo de espera por uma consulta oftalmológica e diminuição do risco de agravamento dos casos.

Para isso, cidades das sete macrorregiões do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul, Pelotas, Passo Fundo, Santiago e Farroupilha) receberam consultórios altamente equipados que permitem a realização de exames para o diagnósticos de doenças como retinopatia diabética, catarata e erros de refração. As unidades são coordenadas a distância por especialistas, responsáveis por orientar e supervisionar a equipe de profissionais de saúde que atua no local.

Até o momento, o projeto já realizou 22.913 consultas, distribuiu 10.152 pares de óculos gratuitamente à população e chegou a solucionar 70% dos casos sem a necessidade de encaminhamento para consulta presencial. Por meio de estudos de custo, qualidade diagnóstica e satisfação dos pacientes, o projeto também irá entregar ao Ministério da Saúde dados que permitirão replicar o modelo em outros estados brasileiros.

Continue acompanhando a editoria de Responsabilidade Social do Hospital Moinhos de Vento para conhecer os projetos que estão impactando na vida de milhões de brasileiros.

Links relacionados

Downloads relacionados

COMPARTILHAR NOTÍCIA :
< VOLTAR PARA NOTÍCIAS
0