Notícias

Encontre uma notícia

até
- Institucional

Hospital Moinhos de Vento divulga protocolos clínicos-assistenciais para manejo da COVID-19

Todos os dias inúmeras informações científicas são divulgadas sobre o manejo de pacientes com suspeita ou diagnóstico de COVID-19. Entendendo a necessidade de contar informações objetivas para conduzir o tratamento de seus pacientes, desde o início da pandemia no Brasil, o Hospital Moinhos de Vento iniciou a construção de protocolos clínicos-assistenciais para prevenção, diagnóstico e manejo de pacientes com suspeita ou confirmação de COVID-19. Nesta quarta-feira (08), a instituição tornou públicos os documentos para que médicos e profissionais da saúde possam consultar as melhores formas de condução do tratamento em diferentes especialidades. As informações são de fácil acesso por computador, tablet ou smartphone pelo link clinicalguidelines.com/moinhos-covid-19.

 

 

Os documentos foram construídos pela equipe de médicos e pesquisadores do Hospital Moinhos de Vento e validados pelo Comitê de Enfrentamento do Coronavírus e pelo Serviço de Controle de Infecção do Hospital Moinhos de Vento. “Reunimos o que há de melhor de recomendações da Organização Mundial da Saúde, Centers for Disease Control and Prevention, Ministério da Saúde e instituições médicas de todo o mundo. Todas as informações são disponibilizadas em algoritmos de decisão para qualificar a atuação do profissional no dia a dia”, afirma o superintendente Médico do Hospital Moinhos de Vento, Dr. Luiz Antônio Nasi.

 

Na plataforma pública, estão disponíveis materiais que auxiliam profissionais da saúde de diferentes especialidades, como Medicina Intensiva, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia. “Decidimos tornar os protocolos públicos com o objetivo de compartilhar o conhecimento ao qual temos nos dedicado a obter desde o início da pandemia para ajudar a responder perguntas importantes para o profissional que está enfrentando a COVID-19. Esperamos que, com isso, ele tenha mais segurança para as tomadas de decisão necessárias neste momento”, destaca o infectologista do Hospital Moinhos de Vento, Alexandre Zavascki.

 

Os protocolos são atualizados diariamente e disponibilizam orientações sobre como conduzir a triagem para COVID-19 em pacientes adultos, crianças, neonatos, gestantes e oncológicos, sobre como proceder quando um paciente com diagnóstico/suspeita para COVID-19 vem ao hospital para realização de procedimentos de urgência, quais são os critérios para levar um paciente para UTI, entre outras.

 

Ações de combate à COVID

 

O Hospital Moinhos de Vento integra o grupo Coalizão COVID Brasil, em conjunto com os hospitais Albert Einstein, HCor, Sírio-Libanês e a Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva (BRICNet). O grupo realizará uma sequência de três estudos para avaliar diferentes potenciais terapias para manejo da COVID-19: 1) hidroxicloroquina, 2) hidroxicloroquina + azitromicina, 3) dexametasona e 3) tratamento padrão. Serão incluídos mais de 1.300 pacientes em todo o Brasil. Os primeiros resultados devem ser divulgados em até 90 dias.

 

Além disso, o Hospital Moinhos de Vento anunciou recentemente que está em fase final de implantação de um Laboratório de Biologia Molecular dedicado para SARS-CoV2 e outros vírus respiratórios. Em parceria com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, via Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) – Ministério da Saúde, está adequando um laboratório para também estudar a SARS-CoV-2. Ao todo, dentro de duas semanas, mais de 300 testes por dia devem ser disponibilizados para auxiliar o Rio Grande do Sul no combate à COVID-19.

 

Links relacionados

Downloads relacionados

COMPARTILHAR NOTÍCIA :
< VOLTAR PARA NOTÍCIAS
0