O estresse provoca uma série de reações fisiológicas, normais em todos os seres humanos, que envolvem liberação de vários hormônios e neurotransmissores, capazes de causar exaustão e cansaço. Para isso, os indivíduos buscam a espiritualidade para lidar com situações diárias de estresse. A médica do Serviço de Psiquiatria do Hospital Moinhos de Vento, Dra. Lorena Caleffi explica como a espiritualidade pode ser uma grande aliada para a saúde das pessoas.

Espiritualidade para combater sofrimentos

O estresse acontece quando o indivíduo não consegue “sair” do estado de exaustão e vive constantemente sob influência desta sobrecarga, forçando seu organismo a viver como se literalmente estivesse “matando um leão” todos os dias, a espiritualidade é uma maneira de aliviar esta tensão. Auxilia as pessoas a encontrarem mecanismos dentro de si mesmas para lidar com as dificuldades, percebendo e compreendendo a vida de forma mais ampla, com uma gama maior de significados. No período de maior sofrimento, a espiritualidade pode ser uma base para a pessoa enfrentar de forma mais integrada, auxiliando a compreender que somos um todo. E esse todo engloba não só nossas qualidades e sentimentos ditos “positivos”, mas também aquilo que não valorizamos em nós mesmos, o que, no conjunto, nos define como indivíduo único e parte da humanidade. Assim, muitas vezes, podemos aprender com as experiências sofridas.

Cuidando da saúde mental

Recomenda-se que as pessoas busquem praticar exercícios físicos regularmente, ter um hobby, manter relacionamentos afetivos construtivos, respeitar períodos de férias, avaliar periodicamente sua atividade de trabalho e alimentar objetivos a médio e longo prazo. Na prática clínica, precisamos estar atentos ao funcionamento das pessoas que estão sob cuidados, tanto os pacientes quanto seus familiares.  
Fonte: Dra. Lorena Caleffi (CRM 123123), médica do Serviço de Psiquiatria do Hospital Moinhos de Vento.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1