A dieta do mediterrâneo proporciona uma séries de benefícios à saúde, incluindo melhora na saúde do coração e do cérebro e controle do diabetes. As principais características deste plano alimentar consistem no cuidado com o peso, na prática de atividades físicas e na redução do consumo de alimentos como carne vermelha, açúcares e gorduras saturadas. “A adoção desta dieta permite não apenas o melhor controle da glicemia, mas também um benefício na redução dos fatores de risco cardiovasculares (melhora do perfil lipídico e redução de peso). Além disso, pode reduzir as chances do indivíduo com pré-diabetes evoluírem para diabetes tipo 2,” explica o Dr. Guilherme Rollin, chefe do Serviço de Endocrinologia e Nutrologia do Hospital Moinhos de Vento.

Como é a dieta do mediterrâneo?

Esta é uma dieta muito conhecida e que tem chamado a atenção pelas suas inúmeras vantagens. A base dela é uma pirâmide, que estabelece a quantia adequada de ingestão dos alimentos. De baixo para cima, ou seja, da maior até a menor quantidade, esta é a recomendação:
  • Para desfrutar todos os dias: grãos integrais, frutas, legumes, feijões, ervas, especiarias, nozes e gorduras saudáveis;
  • Porções duas vezes por semana de peixe e frutos do mar;
  • Porções moderadas de laticínios, ovos e aves;
  • Porções raras de carnes vermelhas e doces.
É necessário destacar que a dieta pode variar para cada pessoa. Por isso, o atendimento médico é o primeiro passo para buscar orientações adequadas, respeitando, desta forma, as características e preferências. “É importante destacar que não existe uma dieta ideal para todos. O diabetes é uma doença heterogênea e, por isso, a recomendação é de individualizar, tanto em relação ao tratamento medicamentoso quanto ao plano alimentar”, complementa o especialista. Um exemplo de ajuste na dieta é o caso de pacientes que apresentam sobrepeso e diabetes. Para eles, é indicado a redução da quantidade de carboidratos, o que, por sua vez, vai proporcionar uma melhora no controle glicêmico e uma maior redução de peso. “A Associação Americana de Diabetes (ADA), por exemplo, não recomenda nenhum tipo específico de dieta, mas cita que as dietas Mediterrâneas, as de baixos teores de carboidratos (low-carb) e as vegetarianas são opções interessantes. Porém, reforçam que a redução total da ingestão de carboidratos é fundamental para a obtenção de um bom controle do diabetes”, destaca Dr. Guilherme. De modo geral, algumas dicas podem ser seguidas:
  • Optar pelo consumo de vegetais sem amido;
  • Evitar adição de açúcares e grãos refinados (como arroz branco, pão branco);
  • Escolher alimentos integrais em detrimento dos processados.

Diabetes infantil

É um fato que todas as crianças precisam seguir uma alimentação saudável. Mas, nos casos das que possuem diabetes, os cuidados são redobrados. Para evitar picos da glicose, deve ser evitado o consumo de amidos, açúcares e carboidrato de absorção rápida. Por estarem em fase de crescimento, a restrição calórica geralmente não está indicada. Por intermédio de uma orientação adequada, muitos destes pacientes adotam a contagem de carboidratos na sua rotina, assim a dose de insulina rápida/ultra-rápida é definida conforme a quantidade ingerida na refeição. “Esta abordagem permite uma melhora do controle glicêmico, mas exige uma grande disciplina por parte da criança e de seus responsáveis”, pondera.

Atividade física

Uma dieta saudável com teor controlado de carboidratos, uso correto das medicações prescritas, monitorização adequada da glicose e revisões periódicas são ações fundamentais para o controle do diabetes a longo prazo. Adicional ao sucesso do tratamento, está a prática de atividade física regular. O ideal é realizar pelo menos duas horas e meia de atividade de intensidade moderada a cada semana, juntamente com alguns dias de atividades de fortalecimento muscular. Realizar caminhadas é uma forma de começar, podendo intercalar com outros exercícios como pilates, dança e entre outros.
Fonte: Dr. Guilherme Rollin, chefe do Serviço de Endocrinologia e Nutrologia do Hospital Moinhos de Vento. https://www.jwatch.org/fw116206/2020/01/03/mediterranean-diet-named-best-overall-diet-2020 https://health.usnews.com/best-diet/mediterranean-diet

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1