As altas temperaturas da época mais quente do ano favorecem a proliferação das bactérias e, por isso, é importante ter cuidado com a conservação dos alimentos. Esses microrganismos podem contaminar a água e a comida e causar diversos tipos de doenças intestinais. Para explicar o que são essas complicações e apresentar algumas formas de prevenção, convidamos o Dr. Diego Rodrigues Falci, médico infectologista do Serviço de Infectologia e Controle de Infecção do Hospital Moinhos de Vento.

Causas e tipos de doenças intestinais

Existem diferentes tipos de doenças intestinais, podem ser as diarreias agudas, gastroenterite aguda, infecção intestinal, salmonelose, shigelose, cólera, intoxicação alimentar por toxinas bacterianas e entre outras. Assim como, também existem espécies variadas de bactérias , que atuam de forma mais rápida ou mais demorada no organismo, e que podem provocar a indisposição. Além disso, a contaminação também pode ocorrer por vírus, como os do grupo Calicivirus (entre eles o Norovirus, antes denominado de Norwalk), e o Rotavírus.

Formas de prevenção

A melhor forma de prevenir é evitar alimentos mal-conservados, não-refrigerados ou que ficaram expostos ao calor por um longo período. Da mesma forma, é necessário um cuidado especial com a água. A quantidade utilizada no preparo dos alimentos tem que ser potável, se não for possível, tire da torneira e ferva antes de usar. A transmissão também pode ocorrer na forma fecal-oral, ou seja, as fezes (diarreicas) de uma pessoa infectada podem contaminar as mãos, alimentos, ou superfícies, sendo possível fonte de contaminação para outra pessoa que esteja suscetível à doença. Para ajudar a evitar a doença, recomenda-se seguir algumas orientações:
  •  Sempre higienizar as mãos antes e após qualquer atividade de preparo dos alimentos;
  •  Consumir somente água potável;
  •  Consumir alimentos crus apenas após a limpeza mecânica que remova todas as sujidades e lavar esses alimentos com solução clorada após a limpeza.
  •  Não consumir leite e derivados crus (não-pasteurizados);
  •  Não consumir carne crua ou insuficientemente cozida;
  •  Manter os alimentos refrigerados abaixo de 5ºC e os aquecidos acima de º70C;
  •  Higienizar sempre as mãos após ir ao banheiro, após auxiliar uma criança a ir ao banheiro (também higienizando a mão da criança) e após troca de fraldas;
  •  Estimular que a criança higienize as mãos frequentemente.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1