O sol forte, a água do mar e o cloro das piscinas fazem do verão um dos maiores vilões de um cabelo saudável. Não adianta, porém, esperar a estação chegar ao fim para consertar os estragos: durante esses dias é preciso intensificar os cuidados e manter-se hidratada. Preste atenção às dicas da dermatologista Dra.Fabiane Kumagai e aproveite a nova estação.  

Corpo e cabelos

Evitar banhos longos e quentes

O excesso de banhos e altas temperaturas ajudam a ressecar a pele, reduzindo a oleosidade natural, importante para a formação da barreira protetora. Prefira um banho curto e com água morna ou fria.  

Hidratação do corpo

Os hidratantes corporais ajudam a prevenir o ressecamento da pele. Os produtos a base de uréia, lactato de amônia, dexpantenol, glicerina e óleos, como de amêndoas e uva, têm sido muito usados para auxiliar na hidratação da pele. Essas formulações evitam a perda de água e ajudam a restaurar a barreira cutânea.  

Uso de Sabonetes

Os sabonetes glicerinados ou hidratantes são boas opções para limpeza. Após o banho, hidratantes sob a forma de loção ou creme podem ser usados nas áreas do corpo que costumam ressecar – eles irão reduzir a perda de líquidos.  

Hidratação do rosto

Para evitar o envelhecimento precoce, linhas de expressão e perda de elasticidade, o uso de filtro solar diário, com FPS30 ou superior é indispensável. Além disso, o uso de cremes com ativos antioxidantes, como a vitamina C, e hidratantes é muito bem-vindo. Os antioxidantes reduzem a formação de radicais livres, prevenindo o envelhecimento e também auxiliando os filtros solares na proteção da pele.  

Hidratação dos cabelos

Os danos causados aos fios dos cabelos durante o verão, decorrentes da exposição solar, água do mar e piscina quase sempre são grandes. Após a limpeza com um xampu para cada tipo de cabelo, use um condicionador apenas nos fios, evitando o couro cabeludo. Máscaras hidratantes ajudam a prevenir o ressecamento excessivo. Usar filtro solar específico ou chapéu e lavar os cabelos com água limpa após o banho de mar ou piscina também minimizam os efeitos indesejados do verão.  

Cutículas dos fios

A cutícula dos fios é a parte que sofre mais agressões. As maiores queixas são pontas-duplas, cabelos porosos, difíceis de pentear, quebradiços, eriçados. Quando os fios estão saudáveis eles conseguem preservar as moléculas de água e proteína seladoras em seu interior, fazendo com que ele fique maleável, hidratado e com brilho. Nos cabelos danificados as cutículas permanecem abertas, isso faz com que o fio perca umidade, brilho e resistência. Os fios quimicamente tratados ficam hidrófilos ou porosos, isso quer dizer que sua capacidade de armazenar água em seu interior é maior do que a dos fios normais. Assim como a pele, os cabelos também precisam de proteção solar. Os raios ultravioletas do sol destroem a queratina da cutícula, deixando os fios vulneráveis. Em contato com o córtex do cabelo, os raios UV queimam a melanina. Uma opção é usar produtos que contenham filtro solar, hidratar os cabelos após a exposição e usar bonés ou chapéus sempre que possível.
Fonte: Dra. Fabiane Kumagai – Dermatologista do Hospital Moinhos de Vento CRM 31551

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1