Em razão do calor, muitas pessoas optam por deixar os pés a mostra e realizar atividades ao ar livre. Entretanto, para evitar acidentes, adultos e crianças precisam ter cuidado ao realizar determinadas ações. Para trazer algumas dicas e orientações, o Coordenador do Ambulatório do Pé Diabético, Dr. José Antônio Veiga Sanhudo fala sobre como prevenir e cuidar da saúde dos pés durante o verão.  

Perigos de andar na garupa da bicicleta

O transporte de crianças na garupa de bicicleta é uma atividade que requer cuidado redobrado, uma vez que os aros da roda traseira são capazes de causar lesões sérias em contato com o pé do passageiro. Incidente como este não são raros, além de serem graves o suficientemente ao ponto de causar amputação dos dedos.  

Atenção na hora de cortar grama

Conforme a Sociedade Americana de Cirurgia do Pé e Tornozelo, o manuseio sem o devido cuidado das máquinas de cortar grama leva a mais de 55 mil lesões por ano nos EUA. Um número significativo destes casos resulta em perda de dedos ou parte do pé. Em alguns casos, o causador pode ser uma pedra ou outro objeto arremessado pelo equipamento. A velocidade da hélice de uma máquina comum é de aproximadamente 371 Km/h, sendo capaz de projetar um objeto a 160 Km/h. As estatísticas mostram que uma em cada seis incidentes ocorrem com pré-adolescentes que estavam apenas assistindo alguém realizar a tarefa. Crianças abaixo de seis anos e adultos com mais de 65 anos constituem 60% dos casos mais graves. A maior parte dos acidentes ocorrem em terrenos irregulares, especialmente nas descidas; quando a grama está úmida; quando a iluminação é fraca e, principalmente, quando a atividade é realizada por alguém inexperiente. Os dados apontam que mais de 80% das ocorrências acontecem de forma casual e nos fins de semana. Por ocorrerem em um meio altamente contaminado, os ferimentos são seguidos de infecção local, o que complica muito o tratamento. Para evitar complicações, segue abaixo uma lista de precauções: 1. Antes de operar o equipamento, familiarize-se com ele e tenha certeza que ele está funcionando corretamente; 2. Leia o manual de instruções e observe as precauções recomendadas pelo fabricante; 3. Remova objetos do terreno a ser trabalhado; 4. Tenha especial cuidado com terrenos irregulares, principalmente descidas, e nunca corte a grama quando estiver úmida; 5. Não permita que outras pessoas, particularmente crianças, permaneçam no local enquanto estiver operando o equipamento; 6. Nunca permita que crianças operem estas máquinas; 7. Nunca opere estas máquinas com os pés descalços; 8. Use óculos, luvas de proteção e botas, preferentemente de borracha, para cortar grama.

Queimaduras nos pés em pacientes diabéticos

O número de brasileiros portadores de diabete mellitus aumentou mais de 60% nos últimos 10 anos. Estima-se que a doença acometa quase 9% da população geral e 27% das pessoas com mais de 65 anos de idade. Um dos problemas mais graves nos diabéticos é a neuropatia que diminui ou até elimina a sensibilidade protetora, deixando o indivíduo propenso a desenvolver machucados decorrentes de trauma ou contato com superfícies muito quentes. Se não tratadas corretamente, podem terminar em infecção e, eventualmente, na amputação do pé.  
Fonte: Coordenador do Ambulatório do Pé Diabético, Dr. José Antônio Veiga Sanhudo.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1