A doação de óvulos pode ser uma solução para muitos casais que não conseguem realizar o sonho de ampliar a família. Apesar de ser regulamentado no país há anos, o procedimento ainda causa muitas dúvidas na população. Para esclarecer alguns mitos, o blog Saúde e Você conversou com a Dra. Isabel de Almeida, coordenadora técnica do Centro de Fertilidade e Reprodução Assistida do Hospital Moinhos de Vento. 

1) Mito ou verdade? A doação de óvulos (ou ovodoação) é regulamentada no Brasil pelo Conselho Federal de Medicina.

Verdade. O Conselho Federal de Medicina regula a doação de óvulos, estabelecendo que as doadoras não devem conhecer a identidade das receptoras e vice-versa, exceto na doação de óvulos para parentes.

2) Mito ou verdade? A técnica só é sugerida quando a mulher é infértil.

Mito. Existem várias causas de infertilidade e a maioria delas não necessita de ovodoação. Nas situações em que a mulher tem baixa reserva ovariana, menopausa precoce, cirurgias onde houve a retirada dos ovários, infertilidade pós-quimioterapiaidade avançada, entre outras causas, pode estar indicada a recepção de óvulos. Além disso, casais homoafetivos masculinos também precisarão de óvulos doados para poderem constituir suas famílias.

3) Mito ou verdade? A doação de óvulos só pode ser feita entre parentes de sangue.

Mito. O Conselho Federal de Medicina estabelece que a doação de óvulos pode ser realizada entre parentes de até 4º grau e também que a ovodoação pode ocorrer de forma anônima e não remunerada, onde uma mulher doa para outra, sem que ambas se conheçam.

4) Mito ou verdade? No Brasil, apesar de pouco conhecido e divulgado, o procedimento já é uma realidade. A doação é vista como uma ação anônima, voluntária e altruísta, pois não envolve nenhum caráter lucrativo ou comercial.

Verdade. No Brasil, a doação não pode ter caráter lucrativo e deve ocorrer de forma anônima, sem que haja conhecimento entre as partes envolvidas, com exceção das doações entre familiares.

5) Mito ou verdade? Mulheres de qualquer idade e em qualquer momento de suas vidas podem doar seus óvulos, sem restrições.

Mito. Para ser doadora de óvulos, o Conselho Federal de Medicina e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária estabelecem critérios, como:

  • a idade da doadora ser até os 37 anos;
  • avaliação médica e laboratorial.

6) Mito ou verdade? Ao decidir ser doadora, a mulher irá ceder todos os seus óvulos, ficando infértil.

Mito. Ao ser doadora, a mulher receberá medicações que estimularão seus ovários a liberar mais óvulos naquele mês. Essa situação não implica em diminuição da sua reserva de óvulos e, tampouco, implicará em menopausa precoce ou infertilidade futura.

7) Mito ou verdade? A doação de óvulos pode ser realizada no Hospital Moinhos de Vento, no Centro de Fertilidade e Reprodução Assistida.

Verdade. A doação de óvulos pode ser realizada no Centro de Fertilidade do Hospital Moinhos de Vento, que conta com um laboratório de Reprodução Assistida e uma equipe multidisciplinar, que inclui especialistas em reprodução humana, embriologistas, geneticista e psicólogo.

8) Mito ou verdade? Existem bancos de óvulos no Brasil?

Mito. Mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária autoriza a importação de óvulos de bancos internacionais.

Ficou interessado no assunto, mas ainda tem dúvidas? Agende uma consulta com a equipe do Centro de Fertilidade e Reprodução Assistida do Hospital Moinhos de Vento, pelos telefones: (51) 3314-3434 ou (51) 3537-8476 e (51) 99896-3090. O endereço fica na Rua Tiradentes, número 333, Bloco B, 5° andar, em Porto Alegre (RS).

Fonte: Dra. Isabel de Almeida (CRM 16091) é coordenadora técnica do Centro de Fertilidade e Reprodução Assistida e coordena o projeto “Valorize a sua Fertilidade”.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1