As quedas continuam sendo a segunda principal causa de morte por lesão não intencional no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Os índices em hospitais variam de 1,4 a 13 quedas para cada 1.000 pacientes‐dia, de acordo com as características da instituição. Conforme estudos, as lesões decorrentes estão presentes de 15% a 50% nestas situações. Para alertar as pessoas de todas as idades sobre estes riscos, a OMS definiu 24 de junho como o Dia Mundial de Prevenção de Quedas. Mas dicas simples de especialistas do Hospital Moinhos de Vento podem evitar novas quedas, seja no âmbito hospitalar ou em casa.

Impactos

Daniela Santos, líder do projeto Paciente Seguro realizado pelo Moinhos de Vento em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do PROADI-SUS, alerta que as quedas podem causar lesões graves, diminuição da capacidade funcional, redução da qualidade de vida e óbito. “O impacto ocorre para quem sofre a queda, seus familiares e para o sistema de saúde. As consequências são físicas e sociais”, alerta.

Grupo de risco

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) observa que os problemas com queda são constantes e cerca de 29% dos idosos caem ao menos uma vez ao ano e 13%, de forma recorrente. Por este motivo, a coordenadora de Enfermagem do Moinhos de Vento, Belisa Marin Alves, chama a atenção para o grupo da terceira idade. “Segundo estatísticas, os idosos apresentam dez vezes mais hospitalizações e oito vezes mais mortes derivadas de quedas”, argumenta Belisa.

Prevenção e educação

A prevenção é uma importante medida para diminuir ou zerar estes índices. Neste sentido, o compartilhamento de exemplos exitosos possibilita que ações de sucesso realizadas em determinada entidade possam ser aplicadas em outros locais. A supervisora de Enfermagem do Moinhos, Cassia Damasio de Lima, que juntamente com Belisa Alves coordena o Grupo de Quedas do Hospital, explica que a equipe realiza campanhas e eventos. “Estamos engajados em reduzir a ocorrência de queda de pacientes, familiares e colaboradores por meio da educação continuada. “Desta forma, queremos garantir um ambiente seguro e promover a disseminação do conhecimento a todos os envolvidos”, enfatiza.

Redução de 50% das quedas

E este tipo de orientação já está dando resultados expressivos. No Projeto Paciente Seguro, a redução do percentual de quedas em pessoas hospitalizadas foi de 50% nas unidades assistenciais envolvidas no projeto. Aliada à expertise da equipe do Hospital Moinhos de Vento, a troca de práticas entre as 18 instituições participantes do projeto, em encontros on-line, possibilitou a disseminação de estratégias efetivas para redução desta ocorrência.

Conheça alguns cuidados que são recomendados pelo Grupo de Quedas e seguidos pelos colaboradores do Hospital Moinhos de Vento:

  • avalie o paciente de risco e coloque uma identificação. Pulseira amarela (para risco moderado de queda) e laranja (para alto risco);
  • sempre o oriente a apoiar a mão no corrimão ou barra de apoio;
  • ofereça cadeiras de rodas àqueles que apresentarem dificuldade de locomoção;
  • preste auxílio quando ele precisar se levantar ou deslocar.

Se, por ventura, você mora sozinho ou tem receio que algum parente ou amigo possa sofrer alguma queda em casa, leia as recomendações do Ministério da Saúde:

  • se necessário, use bengalas, muletas ou outros instrumentos de apoio;
  • elimine tudo aquilo que possa ser obstáculo ou provocar escorregões dentro de casa, como fios, tapetes e outros objetos;
  • instale suportes, corrimãos e outros acessórios de segurança no banheiro, na sala, nos corredores e no quarto;
  • use sapatos com sola antiderrapante, substitua os chinelos deformados ou frouxos e nunca ande só de meias;
  • instale iluminação ao longo do caminho da casa, principalmente para chegar até o banheiro.

 

Fontes: Daniela Santos (líder do projeto Paciente Seguro realizado pelo Moinhos de Vento em parceria com o Ministério da Saúde via do PROADI-SUS), Belisa Marin Alves (Coordenadora de Enfermagem do Moinhos de Vento), Cassia Damasio de Lima (Supervisora de Enfermagem do Moinhos).

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1