Recentemente, o cantor e dançarino Sidney Magal, de 72 anos, assustou o público ao passar mal durante um show. Segundo informações da imprensa, ele teve um pico de pressão e foi hospitalizado. O laudo médico divulgado na ocasião, indicou um pequeno sangramento no cérebro, resultado de hipertensão arterial. Após 11 dias de internação, Magal voltou para casa e tranquilizou os fãs em suas redes sociais. Mas o que será que aconteceu com o irreverente astro musical? Para compreender mais sobre o quadro, o Blog Saúde e Você conversou com a Dra. Sheila Martins, chefe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento e presidente da “World Stroke Organization”, única organização mundial focada em acidente vascular cerebral.

Afinal, o que aconteceu com o cantor Sidney Magal?

A Dra. Sheila Martins explica que o músico Sidney Magal teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Segundo ela, o AVC ocorre por uma alteração súbita da circulação cerebral, que pode ser de duas maneiras: por um entupimento de um vaso sanguíneo cerebral, que faz faltar o sangue em uma parte do cérebro. “Este é o chamado AVC Isquêmico, considerado o mais comum, pois ocorre em, aproximadamente, 80% ou 85% dos casos”, observa.

“O AVC também pode ocorrer com uma hemorragia cerebral, na qual acontece o rompimento de um vaso sanguíneo cerebral e o sangue se espalha por dentro do cérebro. Este é chamado de AVC Hemorrágico, que corresponde a cerca de 10% a 15% dos casos, sendo considerado o mais grave, pois tem alto índice de mortalidade”, alerta a Dra. Sheila.

O que causa o AVC Hemorrágico?

De acordo com a chefe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos, a principal causa do AVC Hemorrágico é a hipertensão arterial. “A pressão arterial elevada de longa data, vai - no decorrer da vida - machucando a circulação cerebral e deixa o vaso sanguíneo mais frágil até que ele se rompe e causa um AVC Hemorrágico”, esclarece.

Um pico de pressão pode ocasionar um AVC Hemorrágico?

Conforme a Dra. Sheila, o AVC Hemorrágico pode ocorrer por um pico hipertensivo, mas isso não é comum ocorrer de forma isolada. “Na verdade, o usual é o AVC Hemorrágico acontecer em uma pessoa que já tem pressão alta de longa data e, por algum motivo (em determinada ocasião), ela está mais elevada e, neste caso, o pico de pressão faz o vaso romper. Entretanto, não é habitual o indivíduo com pressão normal ter um pico de pressão elevado, causando um AVC Hemorrágico”, argumenta.

Quais são os principais sintomas do AVC?

A médica do Hospital Moinhos adianta que os principais sintomas do AVC ocorrem subitamente e são perda de força ou dormência de um lado do corpo, ou dificuldade para falar ou compreender a fala, ou dificuldade para enxergar em um ou nos dois olhos ou em uma metade do campo de visão, ou tontura associada à falta de equilíbrio ou coordenação”, detalha. No AVC hemorrágico geralmente ainda ocorre dor de cabeça intensa e repentina.”

“Então, na maioria das vezes, estes sinais que acontecem repentinamente são causados por um AVC, que pode ser Isquêmico ou Hemorrágico. A dor de cabeça muito intensa mais frequentemente acontece no AVC Hemorrágico. Então, nestes casos, a conduta é imediatamente chamar o SAMU (192) ou direcionar o paciente para um centro de AVC o mais rápido possível, para que possam tomar as providências e diminuir o risco de sequelas”, garante a especialista. 

De que forma o Hospital Moinhos pode ajudar um paciente com sintomas de AVC?

O Hospital Moinhos de Vento dispõe do Centro de Acidente Vascular Cerebral (AVC). O local presta assistência integral ao paciente: com prevenção, atendimento de emergência e reabilitação. Além disso, desenvolve atividades de orientação e educação para pacientes, familiares e cuidadores, bem como projetos de pesquisa e atividades científicas para médicos e demais profissionais da Saúde. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone: (51) 3314-3434.

 Como prevenir um AVC?

A médica neurologista observa que 90% dos casos de um Acidente Vascular Cerebral podem ser prevenidos, cuidando dos principais fatores de risco. “No caso do AVC Hemorrágico é preciso cuidar da pressão alta ou hipertensão, que tem tratamento”. Segundo ela, a hipertensão arterial é responsável por 80% dos casos de AVC Hemorrágico.

Qual é a pressão arterial considerada ideal?

“A pressão arterial ideal é a normal, abaixo de 12 por 8 (120 por 80 mmHg). Acima destes níveis já começa a ocorrer um aumento do risco de AVC e recomenda-se hábitos de vida saudáveis para reduzir esta pressão e este risco. Acima de 14 por 9 (ou 140 por 90 mmHg)” já existe indicação de tratamento com medicamento, salienta a Dra. Sheila. “Atualmente, estamos pesquisando, pois, provavelmente, o melhor para evitar um AVC seja, mesmo, manter a pressão normal abaixo de 12 por 8 (ou 120 por 80 mmHg) iniciando medicamento já nestes níveis. Estamos com um grande estudo em andamento para avaliar isso, porque, certamente, essa é a melhor chance de evitar o AVC”, sugere. 

Quais os hábitos de vida que podem contribuir para diminuir os riscos do indivíduo ter um AVC?

A chefe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento recomenda que, além de manter a pressão arterial normal, é importante que o indivíduo cultive hábitos de vida saudáveis, como:

  • a prática de atividades físicas;
  • uma alimentação adequada;
  • diminuir o sal na comida
  • não fumar;
  • não abusar de bebidas alcoólicas (porque elas aumentam a pressão arterial);
  • manter um peso adequado;
  • diminuir a depressão e o estresse.

Fonte: A Dra. Sheila Martins (CRM 20989) é chefe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento e presidente da “World Stroke Organization”.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1