Ainda é preciso usar máscaras de proteção?

 

A pandemia de Covid-19 está em um período mais controlado no Brasil, especialmente em função dos resultados das campanhas de vacinação. Mas, e hoje, quais são as recomendações médicas em relação ao uso de máscaras? Quando elas ainda devem ser usadas, para uma maior segurança contra a própria Covid e outras doenças infecciosas? Para sanar estas e outras dúvidas, o Dr. Alexandre Zavascki, infectologista do Hospital Moinhos de Vento, esclareceu o tema.

 

Será que as máscaras são, realmente, eficazes contra a transmissão de doenças respiratórias?

Dr. Alexandre Zavascki - As máscaras são eficazes tanto para a proteção individual de infecções respiratórias, principalmente a Covid-19, como para evitar a disseminação do vírus (no caso, quando ela está sendo usada por alguém que está infectado). E isso porque ela diminui a dispersão de aerossol, que são as partículas que o vírus utiliza para se disseminar. Ou seja, são partículas que ficam suspensas no ar com o vírus, e se espalham pelo ambiente.

 

Quando o uso de máscaras é imprescindível?

Dr. Alexandre Zavascki - As máscaras são eficazes e muito importantes para a diminuição de infecções, especialmente, nos momentos em que temos uma taxa de incidência de Covid muito alta na população, porque você começa a prevenir e evita que a doença se dissemine.

Hoje, nós vivemos uma fase diferente, em que estes índices flutuam. Estamos tendo períodos de baixa e de aumento de casos. Entretanto, neste momento, estamos com um número baixo de casos, o que nos permite uma tranquilização maior e uma flexibilização nas indicações de uso.

 

Na sua opinião, quem deve manter o uso de máscaras?

Dr. Alexandre Zavascki - Mesmo não sendo mais uma doença tão letal, como anteriormente, sobretudo por causa da alta taxa de vacinação na população e mais infecções prévias (o que a gente chama de imunidade híbrida), vale a pena se proteger contra o Coronavírus em situações de maior risco.

 

Pessoas mais suscetíveis a sofrerem complicações da Covid-19, mesmo estando vacinadas, são:

- idosos, principalmente acima de 75 anos de idade;

- indivíduos com muitas comorbidades;

- pacientes imunossuprimidos, que tomam medicações contra o câncer ou contra uma doença autoimune;

- e, obviamente, os que ainda não têm o esquema vacinal atualizado. Ou seja, alguém acima de dezoito anos que não tomou, ao menos, as três doses da vacina e ainda não fez o seu reforço.

 

Onde se recomenda o uso de máscaras contra a Covid?

Dr. Alexandre Zavascki - Em locais em que há maior facilidade para a transmissão do vírus, sobretudo em ambientes fechados e pequenos, onde não há circulação de ar. Ou em um espaço mais aberto em que há um grande número de pessoas.

 

Quais são as recomendações no Hospital Moinhos de Vento?

Dr. Alexandre Zavascki – Todos os profissionais de saúde em atendimento direto ao paciente hospitalizado ainda devem utilizar a máscara. O seu uso também continua sendo uma recomendação geral de cuidados para todas as pessoas que vêm ao hospital. Recomendamos, mais fortemente, que as pessoas com mais de 75 anos de idade, que tenham comorbidades, sejam imunossuprimidas ou que não possuam o esquema vacinal atualizado venham para o Hospital, independente do motivo, utilizando máscara. 

 

Quem está com algum sintoma respiratório ainda precisa usar máscaras?

Dr. Alexandre Zavascki – Sem dúvida! É fundamental o uso de máscaras em quem está com sintomas respiratórios, como tosse, dor de garganta, pigarro ou espirros. Se o indivíduo está com algum destes sintomas e usar a máscara, irá diminuir a dispersão de partículas transmissoras do Coronavírus, como dito lá no início. Então, isso é extremamente importante.

 

E quem está com alguma suspeita de Covid?

Dr. Alexandre Zavascki – Em caso de suspeita, seguimos recomendando que seja realizado o teste contra a Covid e respeitado o tempo de isolamento, como antes. 

 

Fonte: Dr. Alexandre Zavascki (CRM 25476), infectologista do Hospital Moinhos de Vento.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1