Mesmo no verão podem ocorrer surtos de gripe, portanto devemos atentar para aglomerações em praias, shoppings, bares, restaurantes e piscinas, deixando o ambiente mais suscetível à transmissão de infecções respiratórias. 

Como diferenciar as doenças?

Atualmente, devido à Covid-19 e ao surto de gripe (Influenza), tornou-se difícil para os indivíduos diferenciarem os seus sintomas e determinarem, afinal, qual vírus os atingiu? Devido a semelhança de sintomas, as infecções podem ser facilmente confundidas.

Porém, há um perigo em relação à tal confusão, visto que a Covid-19 e a influenza podem variar desde sintomas brandos até a casos graves. Assim, é muito importante a investigação adequada na presença de sintomas respiratórios mediante consulta médica e testes diagnósticos adequados.

Dificuldade na diferenciação das doenças causadas por vírus respiratórios

Há diferenças discretas na apresentação clínica dos vírus respiratórios, portanto acaba sendo impossível um diagnóstico exato do vírus causador da infecção somente baseado no quadro clínico. Ainda assim, abaixo segue a tabela do Ministério da Saúde mostrando algumas diferenças entre Covid-19, gripe (Influenza) e resfriado comum.

Covid-19

A Covid-19 é causada pela infecção pelo vírus SARS-CoV-2. A maioria dos infectados apresentam sintomas leves, porém a intensidade dos sintomas é bastante variável, podendo causar também quadros graves de insuficiência ventilatória e óbito. Na maioria dos casos trata-se de uma infecção autolimitada que pode cursar com tosse seca, dor de garganta, rouquidão, obstrução nasal, coriza, febre, perda de olfato e/ou paladar, dor no corpo, dor de cabeça, fadiga, diarreia e vômitos. Entretanto, alguns pacientes podem apresentar uma piora do seu quadro clínico, a qual se dá usualmente entre o 7° e 10º dia, podendo levar a um quadro de insuficiência respiratória.

Os sintomas são os mesmos para todas as variantes, incluindo a variante Omicron.

Gripe (Influenza)

A gripe é causada pela infecção pelo vírus Influenza. Há 3 tipos de vírus influenza: A, B e C. Atualmente, estamos vivendo um surto de gripe Influenza A, variante H3N2.

Batizada de Darwin, o vírus Influenza A H3N2 que está circulando atualmente provoca sintomas comuns da gripe, como tosse, coriza, dor de garganta, febre, dores de cabeça, dores no corpo e fraqueza. 

Tanto as vacinas trivalentes (duas cepas de vírus Influenza A e uma cepa de vírus Influenza B), como as vacinas quadrivalentes (duas cepas de vírus Influenza A e duas cepas de vírus Influenza B) são capazes de oferecer proteção cruzada para a cepa do vírus da gripe que está circulando atualmente.

Como diferenciar as infecções?

Em função de muitos sintomas serem comuns a ambas as infecções, não é possível diferenciar a Covid-19 e a Influenza apenas pelos sintomas. Ainda, em pacientes vacinados, os sintomas tendem a ser bem leves e lembram muitos sintomas de resfriado comum ou sintomas alérgicos, necessitando muita atenção da população e dos profissionais que estão realizando os atendimentos.

Para confirmação, faça o teste 

Caso apresente sintomas respiratórios, é necessário procurar atendimento médico e realizar os testes diagnósticos. No caso de sintomas leves, pode-se procurar o atendimento de forma ambulatorial, sem a necessidade de procurar as emergências. No caso de sintomas persistentes ou falta de ar, deve-se procurar uma emergência para avaliação.

Para realizar o diagnóstico adequado, é necessário realizar um teste diagnóstico. Os testes disponíveis para diagnóstico da covid-19 e gripe são os testes rápidos por antígeno e os testes por RT-PCR.

Os testes rápidos por antígeno têm a vantagem de ter um custo menor e resultado mais rápido. Entretanto, eles não têm uma sensibilidade tão boa quanto os testes por RT-PCR, ou seja, podem apresentar mais falsos-negativos. Quando optado por realizar o teste rápido por antígeno e se obtiver resultado negativo, é sempre importante confirmar este resultado pela metodologia por RT-PCR, a qual oferece maior segurança nos seus resultados. 

Fontes:

https://butantan.gov.br/noticias/saiba-como-diferenciar-os-sintomas-da-gripe-e-da-covid-19-em-meio-ao-surto-e-a-pandemia

https://bvsms.saude.gov.br/h3n2-novo-virus-influenza-em-circulacao-no-pais/

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/g/gripe-influenza

 

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1