A Organização Mundial da Saúde define o conceito de saúde mental como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças ou enfermidades. De acordo com a psiquiatra, especializada em psicoterapia de orientação analítica, do Hospital Moinhos de Vento, Dra. Aletéia Crestani, nos últimos anos, essa definição ganhou um foco mais nítido, em virtude dos vários progressos nas ciências biológicas e comportamentais. O que possibilitou ampliar a maneira de compreender a saúde mental e a profunda relação entre os aspectos mental, físico e social.
“Uma definição comumente usada para saúde mental seria o estado de bem-estar, no qual o indivíduo reconhece a sua própria capacidade, pode lidar com estresses corriqueiros da vida, pode produzir no trabalho e é capaz de contribuir socialmente”, reforça a psiquiatra.
Nesse sentido, completa Dra. Aletéia, o bem-estar mental ou psicológico é influenciado não apenas pelos atributos ou características individuais, mas também pelas circunstâncias socioeconômicas e o meio ambiente em que o indivíduo vive. “É importante salientar que essas determinantes interagem entre si de forma dinâmica e tanto podem favorecer quanto piorar o estado da saúde mental”. Mais do que nunca, portanto, o apoio familiar é fundamental, tanto no sentido de estímulo para o tratamento, como para evitar que esta pessoa fique sozinha e isolada, o que poderia agravar o quadro. “Para este indivíduo, o recomendado é tratamento psicológico ou psiquiátrico, dependendo da situação. Recebendo o recurso e a abordagem terapêutica adequada, com acolhimento e espaço de escuta profissional, este paciente poderá atravessar esta situação com menos sofrimento e buscar novas perspectivas”, finaliza.
Fonte: Dra. Aletéia Crestani CRM (28073) do Serviço de Psiquiatria do Hospital Moinhos de Vento

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1