De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH), a gestação no país está ocorrendo cada vez mais tardiamente. Diversos motivos estão envolvidos nessa decisão – como maior foco na carreira ou nos estudos. Diante disso, é importante que se comece a pensar e a falar mais sobre planejamento familiar, preservação da fertilidade e saúde reprodutiva. Desse modo, tendo todas as informações para uma decisão bem planejada, os tratamentos para fertilidade passarão a integrar o projeto de vida das pessoas e não serão buscados apenas como um último recurso. Hoje, há diversos caminhos para quem tem o desejo de construir novas famílias e novos núcleos afetivos, independentemente de suas escolhas de vida. Para falar mais sobre esse tema tão importante, convidamos a Dra. Isabel de Almeida, uma das coordenadoras do novo Centro de Fertilidade do Hospital Moinhos de Vento. Acompanhe a seguir as informações trazidas pela especialista.  

Dicas para ajudar a preservar a fertilidade

A Dra. Isabel de Almeida esclarece que há algumas recomendações práticas que favorecem o aumento das chances de gravidez espontânea. Entre elas, estão:
  • Peso: estar muito abaixo ou acima do peso ideal pode impactar na fertilidade. Por isso, é preciso cuidar para se manter na faixa recomendada.
  • Alimentação: deve-se ter uma dieta saudável e suplementada por ácido fólico, para prevenir defeitos de tubo neural no feto.
  • Tagabismo: o cigarro causa importantes danos à fertilidade e acelera a perda de folículos ovulatórios. Mulheres fumantes entram na menopausa de 1 a 4 anos mais cedo do que mulheres não fumantes. Outro problema é que o tabagismo está associado a maiores riscos de aborto – tanto em mulheres que engravidam espontaneamente quanto nas que engravidam com procedimentos de reprodução assistida.
  • Cafeína: altos níveis de consumo de cafeína (mais de 5 xícaras de café ou 500mg/dia) estão associados com diminuição da fertilidade. Portanto, deve-se moderar na dosagem. O recomendado antes e durante a gestação é algo entre uma e duas xícaras de café por dia.

 

Reprodução assistida e a preservação da fertilidade por meio do congelamento de óvulos

Atualmente, entre as possibilidades de reprodução assistida, os casais contam com a inseminação artificial ou Inseminação Intrauterina (IIU), a fertilização in vitro (FIV), a microinjeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI), a fertilização in vitro (FIV) com óvulos doados e o congelamento de óvulos e embriões. Sendo assim, para que a vida aconteça no seu tempo, hoje as tecnologias reprodutivas têm fornecido importantes soluções – incluindo o cada vez mais procurado procedimento de congelamento de óvulos. Desse modo, quem não tem planos de gestar no momento, garante a possibilidade no futuro. “Embora o primeiro nascimento a partir de óvulo congelado tenha sido publicado há mais de 30 anos, somente nos últimos dez anos é que esse procedimento ganhou força. Os resultados têm se mostrado promissores, com taxas de gestação semelhantes àquelas obtidas com óvulos frescos”, ressalta a Dra. Isabel de Almeida. A especialista recomenda como período ideal para a guarda dos óvulos até os 35 anos de idade, pois o número e a qualidade de óvulos são maiores até essa faixa etária. A visita anual ao ginecologista também é importante, constituindo uma oportunidade para avaliar a saúde da mulher, incluindo o alinhamento de suas perspectivas e desejos relacionados à maternidade. “No momento, a discussão sobre a preservação da fertilidade em mulheres com idade mais avançada deve ser trazida para dentro dos consultórios ginecológicos, desmitificando conceitos e tabus sobre o tema”, ressalta a especialista.  

Preservação da fertilidade no novo Centro de Fertilidade do Hospital Moinhos de Vento

Se você busca caminhos para preservar sua fertilidade, os tratamentos mais modernos e um espaço de acolhimento integral, com atendimento humanizado, saiba que, recentemente, o Hospital Moinhos de Vento inaugurou seu Centro de Fertilidade, integrado aos demais serviços já disponibilizados no local. Coordenado pelos ginecologistas Eduardo Pandolfi Passos e Isabel de Almeida, o centro conta com tecnologia de ponta, equiparada àquela utilizada pelas principais e mais modernas clínicas de fertilidade do mundo. Para descobrir mais sobre como podemos ajudar você em sua jornada e em seu projeto de vida, conheça mais sobre o Centro e seus serviços.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1