Há pouco tempo, o jornalista Evaristo Costa virou notícia ao ser internado para tratar complicações decorrentes da Doença de Crohn. Em suas redes sociais, ele falou que os sintomas começaram com episódios de diarreia e sangue, que o faziam ir ao banheiro até 30 vezes ao dia. No início, começou a perder peso e sentia dores terríveis (como uma queimação) na parte inferior da barriga; que estava sempre inchada e dolorida. Também sofria com uma alta produção de gases. E os sintomas pioravam tanto à noite, que ele precisava dormir sentado.

Quando perdeu totalmente as forças para se levantar e fazer as tarefas básicas do cotidiano, procurou ajuda médica. Mas foi diagnosticado errado, com gastrite, o que o levou a fazer um tratamento ineficaz por um ano. Em 2020, finalmente recebeu o diagnóstico da Doença de Crohn moderada e, de lá para cá, tem passado por alguns problemas de saúde, como a sepse urinária recente.

Mas o que seria a Doença de Crohn? Para entender esta patologia ainda pouco conhecida, o blog Saúde e Você entrevistou o Dr. Jonathas Stifft, gastroenterologista do Núcleo de Doença Inflamatória Intestinal do Hospital Moinhos de Vento.

O que é a Doença de Crohn?

Dr. Jonathas Stifft -Doença de Crohn é uma condição autoimune que pode comprometer todo o aparelho digestório, sendo mais comum no final do intestino delgado e no início do intestino grosso.

Quais são os sintomas iniciais da Doença de Crohn?

Dr. Jonathas Stifft - Os sintomas podem ser inicialmente inespecíficos, como uma dor abdominal difusa leve recorrente ou até situações mais graves, como uma obstrução e perfuração intestinal. A Doença de Crohn causa uma inflamação crônica na mucosa do intestino. Caso não receba uma intervenção médica, ela atinge as camadas mais profundas da mucosa, gerando úlceras que podem provocar sangramento, dor e até mesmo obstrução e perfuração intestinal.

O que fazer em caso de suspeita da Doença de Crohn?

Dr. Jonathas Stifft - Em caso de suspeita, o paciente deve procurar atendimento com um gastroenterologista ou com uma equipe multidisciplinar, como no Moinhos de Vento. No Hospital, temos um ambulatório de Doença Inflamatória Intestinal (DII), que tanto trata os pacientes com Crohn, como faz uma investigação inicial para confirmar ou afastar a suspeita clínica.

A Doença de Crohn tem cura?

Dr. Jonathas Stifft - Infelizmente, esta doença não tem cura. Mas os recursos da Medicina estão evoluindo muito. Atualmente, há tratamentos eficazes que combatem o processo inflamatório, visando uma remissão clínica, endoscópica e laboratorial. Como resultado, o paciente pode voltar a ter sua qualidade de vida, novamente.

Marque sua consulta

Caso tenha ficado com dúvidas e queira fazer um check-up em relação a alguma Doença Inflamatória Intestinal, procure o Ambulatório de DII. O local funciona nas sextas-feiras, das 9 às 12h. O endereço fica na Rua Ramiro Barcelos, 910 – Bloco A, salas 803/805 (8º Andar). Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3314-3434 ou pelo e-mail nucleodi@hmv.org.br.

Fonte: Dr. Jonathas Stifft (CRM 28089) é gastroenterologista e preceptor da residência de gastroenterologia do Hospital Moinhos de Vento.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1