O Dia Mundial do Rim deste ano tem como tema central “Saúde dos rins para todos. Ame seus rins. Dose sua creatinina!”. Idealizado pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN), a data tem como objetivo reduzir o impacto e conscientizar as pessoas sobre a doença. Este ano, a sociedade reforça a necessidade do monitoramento da dosagem de creatinina no sangue, que é a principal forma de avaliar como está a saúde dos rins. “Creatinina é um exame de sangue de fácil realização e bem acessível que permite ao médico estimar a função global dos rins”, explica o Dr. Milton Kalil, nefrologista do Serviço de Nefrologia do Hospital Moinhos de Vento.

O exame é indicado principalmente para os casos em que a pessoa:

  • tem histórico familiar de doença renal crônica;
  • tem diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, obesidade ou é fumante;
  • apresenta infecções urinárias e ou cálculos renais constantemente;
  • faz uso de medicamentos que podem comprometer a função dos rins;
  • tem mais de 50 anos;
Níveis acima do limite de normalidade podem indicar doença renal. Para mulheres, o recomendado é entre 0,5 a 1,1 mg/dL e, para homens, de 0,6 a 1,2 mg/dL. “Indicamos que seja feito anualmente por pessoas Assintomáticas (saudáveis.) Já os casos em que o paciente possui doença renal, a recorrência precisa ser semestral ou até menos”, complementa o especialista.

Outras condições que justificam a dosagem de creatinina são:

  • casos de inchaços sem causa aparente;
  • sangue na urina;urina que forma espuma após a micção;
  • perda de peso e/ou apetite, fraqueza e náuseas;
  • crianças com dificuldade de crescimento;
  • gravidez com suspeita de pré-eclâmpsia.

Doença Renal Crônica (DRC)

A Doença Renal Crônica se caracteriza por lesões nos rins que prejudicam a funcionalidade deste órgão que é responsável por regular a pressão arterial, filtrar o sangue, eliminar as toxinas do corpo, controlar a quantidade de sal e água do organismo e produzir hormônios que evitam a anemia e as doenças ósseas. Nos estágios iniciais, ela pode ser silenciosa, apresentando poucos ou quase inexpressivos sinais. Por isso, é fundamental a prevenção e o diagnóstico precoce, através do exame de creatinina e de urina simples. “Também é importante um bom acompanhamento clínico, com histórico de anamnese e exames físicos”, acrescenta Kalil.

Entre as principais formas de prevenção estão:

  • adotar uma dieta equilibrada (sem excessos de proteínas) e com pouco sal;
  • tomar água suficiente para manter o volume de urina saudável, usualmente entre 25 a 35 ml por 1kg pesado por dia. Isto é, se a pessoa pesa 70 kg deverá ingerir de 1 litro e 750 ml a 2 litros e 450 ml de líquido diários.
 
Fonte: Dr. Milton Kalil, nefrologista do Serviço de Nefrologia do Hospital Moinhos de Vento.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1