Quando descoberta na infância, a doença renal possui maior probabilidade de ser tratada e controlada. A doença renal crônica caracteriza-se pela existência de uma lesão renal que se faz acompanhar de um declínio progressivo das funções dos rins. É uma doença que pode atingir qualquer pessoa, independentemente do sexo ou idade, mas cuja incidência é maior no sexo masculino e nos adultos, o que faz com que seja considerada uma doença que atinge, sobretudo, as idades mais avançadas. Segundo a Fundação Pró-Rim, a taxa de crianças com doença renal crônica é de 23 pacientes por milhão de habitantes.  
O diagnóstico precoce da doença renal crônica nas crianças, principalmente nas que têm histórico familiar, é fundamental para prevenir a evolução da doença para estágios muito avançados.
  Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), baseado por diretrizes da National Kidney Foundation, a ‘doença renal crônica’ na infância é definida tanto pela presença de lesão renal como por perda da função renal, sendo diferenciada em estágios (1 a 5), de acordo com a intensidade da perda da função renal. O diagnóstico precoce da doença renal crônica nas crianças, principalmente nas que têm histórico familiar, é fundamental para prevenir a evolução da doença para estágios muito avançados. É importante destacar que a hipertensão arterial na criança, embora pouco frequente, pode ser uma manifestação de doença renal e ter consequências cardiovasculares e renais importantes no futuro, por isso a detecção precoce é essencial. Existem outros sintomas que podem levantar a suspeita como o inchaço, vômitos frequentes, infecções urinárias, atraso no crescimento e desenvolvimento, hipertensão arterial, problemas ósseos e anemias de difícil tratamento. Apesar de ser uma doença progressiva e irreversível, é possível estabilizá-la, evitando a sua progressão acelerada. Dentre as medidas adotadas estão a utilização de remédios, mudança na dieta e estilo de vida. Essas ações são chamadas de tratamento conservador, que deverá ser mantido a longo prazo, podendo impactar positivamente na sobrevida e qualidade de vida dos pacientes e preservando a função dos rins por mais tempo. Quando em estágio avançado, o paciente poderá ser encaminhado para a diálise e transplante renal.  

Você sabia que …

– O rim é o órgão que atua na limpeza das impurezas do sangue e é essencial para o pleno funcionamento do corpo. – Na infância, os casos são considerados graves e, em extremo, podem levar à hemodiálise e ao transplante de rim. Situações que afetam também o desenvolvimento físico, intelectual, emocional e social do paciente. – Infecção urinária, inchaço, sangue na urina, diabetes, além do histórico familiar de doenças renais são sinais em que os pais devem ficar em alerta e procurar um médico. Outro ponto importante é solicitar a verificação da pressão arterial a partir dos três anos de idade.  

Dicas para conservar os seus rins sempre saudáveis

1. Beba água: no mínimo 2 litros por dia. Se tiver calor ou se fizer exercícios físicos, beba ainda mais, o importante é manter-se sempre hidratado. 2. Saiba a sua pressão arterial: na infância os níveis de pressão arterial são menores que nos adultos, os valores se alteram de acordo com a altura e idade. Verifique com o seu médico os níveis adequados para cada idade. 3. Faça atividades físicas:como caminhadas, natação e ginástica ao menos três vezes por semana. 4. Confira o seu peso e a sua dieta: se você está acima do peso, seus rins podem ser afetados. Reduza o sal da sua alimentação. 5. Controle o açúcar no sangue:o açúcar alto no sangue pode causar lesão nos rins. Se você tem diabetes, pergunte ao seu médico se os seus rins estão ok. 6. Não fume: o cigarro faz mal aos rins. 7. Não use medicamentos sem orientação médica: principalmente os anti-inflamatórios. 8. Consulte seu médico periodicamente: solicite exames de urina e sangue que checam o funcionamento renal.
Fonte: Fundação Pró-Rim Validação: Dr. Renato George Eick (CRM 21039), chefe do Serviço de Nefrologia do Hospital Moinhos de Vento.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1