O Dia Internacional do Homem, comemorado em 19 de novembro, visa conscientizar e estimular que o público masculino cuide da sua saúde. Conforme o chefe do Serviço de Medicina Interna do Hospital Moinhos de Vento, Dr. Sergio Brodt, a expectativa de vida dos homens é menor que a das mulheres uma vez que eles são mais resistentes à atenção primária e as orientações médicas preventivas. “A não adesão às medidas de saúde integral decorrem de variáveis culturais e estereótipos de gênero, baseadas em crenças e valores do que é ser masculino”, argumenta o especialista. Para ajudar com a promoção da saúde em todas as idades, o Dr. Sergio e o Dr. Eduardo Carvalhal, chefe do Serviço de Urologia do Hospital Moinhos de Vento, indicam algumas orientações que precisam fazer parte da vida dos homens:

Entre os nove até os 11 anos

Neste período, a criança ainda consulta com o seu pediatra. É comum que ocorra a triagem para dislipidemias e coletas de sangue.

Dos 11 aos 14 anos

No calendário de vacinas, além de todas as imunizações, o HPV precisa constar como em dia. Estudos apontam que o Papilomavírus pode provocar câncer cervical, vulvar, vaginal, peniano e canal anal. Além disso, podendo ser transmitida via oral, há possibilidade de causar câncer de cabeça e pescoço.

A partir dos 20 anos

Entre os exames recomendados nesta faixa etária está o hemograma (de sangue), exame de glicemia (nível de glicose), de colesterol (colesterol, triglicerídeos, HDL e LDL), dosagem de creatinina (funcionamento dos rins), transaminase, TGO e TGO (funções do fígado) e autoexame dos testículos.

A partir dos 30 anos

A idade para o início das avaliações preventivas pode variar em cada caso. A recomendação é que homens acima de 30 anos, com histórico de doenças familiares, sobrepeso, sedentários e que fumam busquem acompanhamento médico. As principais instruções dizem respeito ao autocuidado e não deixar a ideia de invulnerabilidade impedir de buscar atendimento especializado. Vale reforçar também o cuidado com o consumo excessivo de álcool, o tabagismo e as doenças sexualmente transmissíveis (DST). Além disso, adotar uma alimentação saudável e realizar o eletrocardiograma básico e exames de TSH (identificação de doenças da tireoide).

A partir dos 40 anos

Exames de hemograma, glicemia, colesterol, creatinina e transaminase precisam ser anuais e não mais a cada três anos ou quando houver recomendação médica. Também são medidas preventivas a aferição de pressão arterial, verificação de peso e cálculo de IMC (índice de massa corporal), avaliação da função pulmonar para fumantes, dermatológica (detecção precoce do câncer de pele) e cardiovascular (indicada para quem possui fatores de risco), que são os eletrocardiograma e teste ergométrico.

A partir dos 45 até os 75 anos

Em casos de pacientes com histórico familiar de câncer de próstata, a orientação é realizar o exame preventivo aos 45 anos. Nos demais casos, deve iniciar aos 50 anos. Uma avaliação médica deve ser realizada quando apresentar dores recorrentes, desconforto torácico ou dor no peito, palpitações, sintomas neurológicos como falta de força, dor de cabeça de começo súbito ou piora da dor pré-existente, perda de peso, cansaço para as atividades cotidianas, impotência sexual, sangramentos urinários ou digestivos, dificuldade para urinar, alteração do hábito intestinal, sintomas depressivos e ansiedade sem causa pontual definida.

Fonte: Dr. Sergio Brodt, chefe do Serviço de Medicina Interna Hospital Moinhos de Vento, e Dr. Eduardo Carvalhal, chefe do Serviço de Urologia do Hospital Moinhos de Vento.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1