A prática esportiva está fortemente associada à qualidade de vida e à saúde. Porém, o exercício físico, quando executado de forma errada, pode apresentar riscos ao praticante. O próximo Circuito Hospital Moinhos de Vento Poa Day Run acontece no domingo (18 de agosto), por conta disso, o Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia, Dr. Carlos Galia explica quais cuidados são importantes para evitar lesões ou fraturas na atividade física.

Principais riscos

Aqueles que optam por exercícios aeróbicos, como a corrida, por exemplo, onde existe importante envolvimento do aparelho cardiorrespiratório, estão sujeitos ao estresse desse aparelho e devem sempre realizar uma investigação prévia ao início da prática para avaliar se há alguma limitação ou cuidado. Já aquele que optam por exercícios que exigem força, como a musculação ou funcional, além dos cuidados cardiológicos, devem sempre realizar uma avaliação muscular adequada para que os exercícios não excedam sua capacidade de realizá-los, causando lesões do aparelho musculoesquelético.

Medidas importantes

As lesões musculares ou as fraturas podem acontecer mesmo na prática correta dos exercícios físicos. No entanto, existem condições que podem prevení-las e que são evitáveis. Geralmente, as lesões do aparelho locomotor acontecem por um trauma, como por exemplo, um desnível na rua pode causar uma entorse ou queda. Esses tipos de acidentes são inevitáveis, porém, o uso adequado de calçados e a escolha de um terreno plano para a prática da corrida podem diminuir os riscos. Deve-se lembrar que as lesões também acontecem quando o praticante está no limite de sua condição física. Em práticas onde buscamos ganhar massa muscular e/ou condicionamento físico, este ganho sempre deve vir de forma lenta e gradual, permitindo que o corpo de adapte a essa exigência. A sobrecarga de qualquer estrutura invariavelmente causará dano ao indivíduo. A orientação de um profissional educador físico durante a prática de atividades é de extrema importância.

Orientação médica

O médico pode ajudar de muitas formas. Médicos clínicos, em especial os cardiologistas, têm papel importante na avaliação da capacidade funcional do paciente. Isso permite identificar possíveis limitações na prática do exercício, dependendo até contraindicar algum tipo específico de modalidade esportiva. Tendo em vista áreas específicas do corpo e de ganho muscular, o ortopedista tem papel fundamental na orientação de quais exercícios devem ser prioridade. O reforço muscular dessas áreas pode aliviar dores e proteger de lesões. O Circuito Hospital Moinhos de Vento Poa Day Run foi criado e pensado para os atletas que gostam de desafios, superação e obtenção de metas. Dividido em três provas, o objetivo principal é incentivar que cada um consiga aumentar sua marca pessoal e progrida sua distância entre cada etapa. Para aqueles que estão começando e ainda não estão suficientemente preparados, existe a possibilidade de correr os 3Km. A próxima etapa acontece no dia 18 de agosto (domingo), no Parque Marinha do Brasil (próximo ao Skate Park – Av. Beira Rio, Porto Alegre). Seu início é as 9h, com categorias masculina e feminina, divididos em 3km, 5km, 8km e 16km. Para mais informações, acesse.  
Fonte:  Dr. Carlos Galia (17597), Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Moinhos de Vento 
 

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1