Como é a reabilitação após a infecção da Covid-19?

Conforme uma revisão de estudos sobre a “long covid” (termo para a persistência dos sintomas no paciente diagnosticado), é estimado que as sequelas da doença a longo prazo terão um impacto substancial na área da saúde. Existem mais de 50 sintomas distintos relatados após a infecção pelo coronavírus, sendo os mais comuns são a fadiga e as dificuldades respiratórias.

Ainda, segundo pesquisas mais recentes, os sintomas após a infecção do vírus SARS-CoV-2 são mais frequentes em adultos do que em crianças e habituais em doentes não vacinados do que em pessoas que tomaram a vacina. 

Apesar destes dados, os impactos da doença são diferentes em cada paciente, pois estão relacionados com a gravidade da infecção e as condições prévias do paciente. 

A recuperação das sequelas

Em um Programa de Reabilitação Ambulatorial para a Covid-19 é realizado um plano para recuperação das sequelas causadas pela infecção do coronavírus. “Baseados nisso temos um protocolo de atendimento amplo que engloba as necessidades do paciente”, comenta o coordenador do Serviço de Fisioterapia do Hospital Moinhos de Vento, Leonardo Garcia.

É possível identificar as principais sequelas e carências do indivíduo por meio de uma avaliação multidisciplinar realizada no início do programa. Na primeira visita do paciente, é avaliado em sequência por uma equipe composta por: médico, psicólogo, nutricionista e fisioterapeuta. Os aspectos relacionados à clínica médica, qualidade de vida, nutrição e funcionalidade são considerados, mensurados e registrados. As particularidades de cada paciente modulam a base do protocolo de atendimento que já está pré estabelecido.

O cerne do protocolo de atendimento consiste em restabelecer a capacidade aeróbica do paciente, força muscular global, coordenação motora e equilíbrio. Este plano é executado em sessões com frequência mínima de dois atendimentos por semana. 

As sessões e os possíveis resultados

Os encontros duram aproximadamente uma hora, mas podem variar dependendo da capacidade e tolerância ao exercício. O programa todo consiste em 16 sessões de reabilitação com mais dois encontros para as avaliações, uma avaliação no início do programa e outra no final.

Ao final do programa, o paciente estará com sua capacidade funcional restabelecida. Desta maneira, poderá executar tarefas que antes não eram possíveis, por exemplo, guiar automóveis, ou mesmo realizar ações que eram feitas com muita dificuldade, como subir um lance de escadas.

No caso do Programa de Reabilitação do Hospital Moinhos de Vento, os atendimentos são individuais e personalizados, apenas um paciente e o fisioterapeuta ocupam a sala. “Todos os profissionais do programa integraram as linhas de frente dos pacientes com Covid-19 nos momentos mais complicados da pandemia”, destaca o especialista.

Desta maneira, os profissionais do Hospital possuem um amplo conhecimento e experiência com os aspectos e particularidades da doença. A sala onde ocorrem as sessões fica situada na Unidade Cardiopulmonar, fator que eleva os níveis de segurança no atendimento a uma condição singular.

Fonte: Leonardo Garcia, coordenador do Serviço de Fisioterapia do Hospital Moinhos de Vento

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1