O autismo, hoje chamado de transtorno do espectro autista (TEA), pode ser considerado um transtorno do neurodesenvolvimento bastante heterogêneo, que surge na infância e que se caracteriza por um início precoce de dificuldades na comunicação e interação social, assim como por interesses estereotipados e repetitivos. 

Uma pesquisa recente publicada pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (Centers for Disease Control and Prevention - CDC) apontou a prevalência de autismo de uma para cada 54 crianças de 8 anos. Além disso, o estudo mostra que para cada 1 menina com TEA, há 4 meninos. 

É comum que crianças com TEA apresentem sintomas desde bebês, principalmente no que se refere às suas habilidades sociais e de linguagem. Os pais precisam estar sempre atentos aos sinais do transtorno, quanto mais cedo for a criança diagnosticada, maior será a probabilidade de sucesso do tratamento. Quando iniciado antes dos 3 anos de idade, o índice de melhora chega a 80%. 

Sinais de alerta do autismo

Podemos citar certos indicadores comportamentais diversos, como:

  • Ações repetitivas
  • Sensibilidade a sons
  • Rotina ritualizada
  • Repetição de falas que acabou de ouvir
  • Expressão emocional limitada
  • Aversão a contato físico

Também é importante lembrar que o fato da criança expressar afeto, demonstrar sensibilidade e compreensão das emoções ou estabelecer contato visual não exclui o diagnóstico de TEA. Exatamente por isso uma avaliação cuidadosa é fundamental para que o diagnóstico correto seja realizado.

Abaixo, alguns principais destaques: 

  • Interação social: A criança com autismo costuma dar mais atenção a brinquedos e objetos do que a pessoas, além de ter maior resistência na interação com os tutores.
  • Linguagem: O atraso de linguagem, tanto verbal quanto não verbal, é um sinal de alerta a ser investigado com mais profundidade. No primeiro ano, é comum que a criança com autismo ignore os sinais de fala, emita gritos aleatórios ou que tenha crises de choro duradouras.
  • Brincadeiras: As crianças portadoras de TEA preferem brincar sozinhas, focando sua atenção em um objeto específico.

Importância do acompanhamento clínico

Como mencionado, o acompanhamento clínico é imprescindível para que o tratamento mais adequado para cada criança possa ser definido e iniciado imediatamente.

Em nosso Centro Especializado em Neurodesenvolvimento Infantil (CENI), as crianças são observadas e cuidadosamente avaliadas para que possam receber planos de acompanhamento personalizados, visando a retomada de seu crescimento e desenvolvimento saudável.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1