A arte de descobrir um produto inovador e sair na frente da concorrência

Data 26 de março de 2021

Por: Felipe Cezar Cabral*

 

Inevitavelmente, muitas empresas enfrentam certa luta para encontrar seu espaço no mercado, mas eu tenho certeza que você não quer estar em uma situação extrema de concorrência que pode limitar o seu negócio, não é mesmo? Para evitar esse cenário, as empresas precisam se esforçar para encontrar uma vantagem competitiva sustentável ao longo do tempo.

 

Cada caso é um caso, e essa vantagem pode surgir de diferentes fontes, mas podemos dizer que nos dias de hoje, ela geralmente surge do poder da inovação. Mas afinal de contas, o que isso quer dizer na prática?

 

Quero compartilhar com vocês hoje uma pesquisa feita pela Doblin, uma empresa focada em inovação global, com foco na solução de problemas complexos e que ajuda as organizações a prosperarem em meio a mudanças constantes. Os resultados dessa pesquisa aprofundada foram compartilhados no artigo 10 Types of Innovation: The Art of Discovering a Breakthrough Product” (1).

 

A Doblin examinou mais de 2.000 inovações de negócios e descobriu que a maioria dos avanços não resultam necessariamente de invenções de engenharia ou descobertas raras - como eu também comentei neste outro artigo sobre inovação. Foi observado que as inovações podem ser categorizadas dentro de uma gama de 10 dimensões distintas e que qualquer empresa pode usar essa estrutura estratégica para analisar a concorrência, testar os pontos fracos de um produto ou até mesmo encontrar novas oportunidades para seus produtos ou serviços (1).

 

Confira quais são esses 10 tipos de inovação, classificados pela Doblin, que você deveria olhar em todo produto ou oportunidade que avalia:

 

1. Modelo de lucro: como você ganha dinheiro

2. Network: conexões com outras pessoas para criar valor

3. Estrutura: alinhamento do seu talento e ativos

4. Processo: novos métodos para fazer seu trabalho

5. Performance do produto: características e funcionalidades distintas

6. Sistema de produto: produtos e serviços complementares

7. Serviço: suporte e melhorias que envolvem suas ofertas

8. Canal: como suas ofertas são entregues a clientes e usuários

9. Marca: representação de suas ofertas e negócios

10. Envolvimento do cliente: interações distintas que você promove

 

 

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O artigo (1) revela também que podemos classificar os tipos de inovação em três grupos. De acordo com a Doblin, os primeiros quatro tipos de inovação giram em torno da configuração da empresa e de todo o trabalho que acontece “nos bastidores”. Você vai perceber que esses tipos de inovação não estão voltados diretamente para o cliente, mas podem resultar em um impacto importante na experiência do usuário. Já parou para pensar que a maneira como sua empresa e seus produtos são organizados podem causar esse efeito?

 

Dois exemplos interessantes: o Google e o McDonald’s fizeram inovações internas que capacitaram seu pessoal a fazer avanços importantes posteriormente. Como exemplo de inovação de estrutura, temos o Google que permitia aos funcionários trabalharem em projetos paralelos, levando à criação do Gmail e do Google News. Já como exemplo de inovação de processo, temos o McDonald's e o insight de um franqueado que levou à introdução do Egg McMuffin, que liderou toda a oferta de café da manhã da empresa e que agora responde por 25% das receitas. O café da manhã também é agora o segmento mais lucrativo do McDonald’s.

 

Já os tipos de inovação 5 e 6 giram em torno da oferta. Fazer melhorias no desempenho de um produto pode ser uma inovação óbvia, mas nem sempre fácil de colocar em prática. É preciso uma cultura empresarial enraizada em relação à inovação técnica, para que os avanços não se tornem apenas uma vantagem competitiva temporária (1). Dois grandes exemplos para analisarmos: Spotify e Apple. Como exemplo de inovação de performance de produto, o Spotify criou um produto de streaming de música perfeito que superou os concorrentes em termos de velocidade, capacidade de resposta e experiência do usuário. Já a Apple, como exemplo de inovação de sistema de produto, construiu um amplo ecossistema de produtos que funcionam juntos, criando ainda mais valor agregado para os usuários. Essa grande sacada da Apple também resulta em uma certa fidelidade dos clientes, já que esse ecossistema de produtos, funcionando juntos em perfeição,  faz com que seja difícil os clientes abandonarem os produtos da Apple - se você é um usuário, pode ser a prova viva disso.

 

Os tipos de inovação de 7 a 10 giram em torno da experiência, ou seja, são mais voltados para o cliente e geralmente são testadas nas mãos dos clientes. Por isso o cuidado é redobrado durante a implementação das ideias (1). Quero destacar aqui a Amazon Prime, como exemplo de inovação de serviço, que virou o jogo do comércio eletrônico ao garantir envio grátis e rápido para os membros. Já como inovação de marca, temos o ativismo da marca Patagonia, somado com as causas ambientais, dando a ela uma posição única no mercado de roupas.

 

Sem dúvidas, conhecer os tipos de inovação abre um leque de opções, não acha? É por isso que Doblin recomenda também que pode ser interessante as empresas se concentrarem em combinar várias áreas de inovação para criar uma vantagem competitiva ainda mais estável.

 

Se você ficou interessado(a) pela pesquisa, recomendo esta lista gratuita da Doblin com mais de 100 táticas baseadas nos 10 tipos de inovação. São maneiras diferentes que você pode considerar ao tentar diferenciar seu produto ou serviço ou ainda fornecer um experimento para gerentes e profissionais de marketing.

 

healthtechs brasileiras que conseguiram inovar

 

Distrito Healthtech Report Brasil 2020 (2) mapeou 542 startups brasileiras voltadas à resolverem problemas do setor da saúde. Um relatório super completo que nos dá um panorama interessante sobre a inovação no país. Posso dizer que o futuro das healthtechs é realmente promissor. Quero destacar aqui 5 startups que para mim conseguiram inovar no setor - vale a pena ficar no seu radar também:

 

1. Memed - médicos podem fazer a prescrição dos medicamentos através de receitas digitais.

 

2. Livance - funciona como um coworking médico. Consultórios de alto padrão com preço surpreendente em que o profissional só paga pela sala quando estiver atendendo seu paciente.

 

3. Brain4Care - responsável pelo desenvolvimento e licenciamento de uma plataforma para o monitoramento não invasivo da complacência e pressão intracraniana. Este método reduz significativamente os riscos neurológicos dos pacientes e os custos assistenciais.

 

4. Cmtecnologia - especialista e pioneira em integração entre sistemas de saúde.

 

5. Labi Exames - laboratório de exames de análises clínicas focado em oferecer conveniência e melhores preços, com o objetivo de ampliar o acesso a diagnósticos de qualidade. Um diferencial interessante: se a equipe técnica encontrar alguma alteração nos resultados, ela orientará sobre qual especialista buscar.

 

E para você, como é o processo de inovar? Conhece outros cases de sucesso em que a inovação foi a chave para mudar e alcançar uma vantagem competitiva? Convido você a refletir comigo nos comentários!

 

*Coordenador Médico de Saúde Digital do Hospital Moinhos de Vento

 

Referências Bibliográficas

 

1. DESJARDINS, Jeff. 10 Types of Innovation: The Art of Discovering a Breakthrough ProductVisual Capitalist. Disponível em: <https://www.visualcapitalist.com/10-types-of-innovation-the-art-of-discovering-a-breakthrough-product/> Acesso em: 11 de setembro de 2020.

 

2. Distrito Healthtech Report 2020. Disponível em: <http://conteudo.distrito.me/data-miner-healthtech> Acesso em: 3 de setembro de 2020.

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