As espondiloartropatias soronegativas são um conjunto de doenças reumáticas sistêmicas que podem provocar inflamação crônica na coluna vertebral e, em alguns casos, nas articulações periféricas (mãos, pés, joelhos, quadris, ombros), levando à limitação de função dos membros comprometidos.   Esse grupo de doenças é decorrente de um processo de autoimunidade e, por serem sistêmicas, também provocam lesões de pele (psoríase), inflamações nos olhos (conjuntivite) e no trato digestivo (doença inflamatória intestinal). Alguns sintomas são semelhantes, como a inflamação na coluna e nas articulações sacroilíacas (bacia), a predisposição genética e a presença do gene HLA-B27, a ausência do fator reumatoide no sangue – por isso o nome de soronegativas, e algumas manifestações extra-articulares comuns.   O diagnóstico correto ajuda a iniciar o tratamento mais adequado, auxiliando na melhor qualidade de vida e na prevenção de futuras complicações. O Dr. Adriano Barbiero, médico do Serviço de Reumatologia do Hospital Moinhos de Vento, explica que as patologias podem causar deformidades evolutivas e irreversíveis e que, com o passar do tempo, têm grande probabilidade de comprometer ou até limitar definitivamente o movimento das articulações envolvidas.   O conjunto de doenças envolve a Espondilite Anquilosante, a Artrite Psoriática, a Artrite Reativa (antigamente chamada de Síndrome de Reiter) e as Artropatias Enteropáticas, associadas às doenças inflamatórias intestinais. A primeira, acomete mais homens jovens, estando o gene HLA-B27 presente em 90% dos casos. A inflamação, o enrijecimento e a calcificação de ligamentos da coluna vertebral e articulações sacroilíacas provocam limitações severas de movimento.   A Artrite Psoriásica é diagnosticada quando há uma associação entre o comprometimento osteoarticular e a psoríase cutânea – presença de placas avermelhadas com descamação em diferentes regiões da pele, e a psoríase de couro cabeludo, unhas, palmas das mãos e plantas dos pés.   Já a Artrite Enteropática é caracterizada pela associação da Doença de Crohn ou da Retocolite Ulcerativa idiopática (caracterizadas por dor abdominal acompanhada de fezes com muco e sangue) e manifestações osteoarticulares.  

Para o Dr. Adriano, especialmente em jovens, os sintomas a seguir precisam de atenção e sinalizam para a necessidade de buscar atendimento médico especializado:

 
  • Dores nas costas sem histórico de trauma ou de alterações radiológicas significativas e que pioram com o repouso.
  • Rigidez na coluna ao acordar pela manhã, persistindo por até duas horas.
  • Inchaço nas articulações.
  • Aparecimento de lesões cutâneas, que podem ser psoríases, mesmo antes do surgimento das manifestações osteoarticulares, ou história familiar de psoríase com surgimento das manifestações osteoarticulares.
  • Doenças inflamatórias oculares de repetição, geralmente unilaterais, de evolução em crises (conjuntivites e uveítes) associadas a manifestações osteoarticulares.
  • Sintomas gastrointestinais como dor abdominal recorrente, associadas à diarreia (com fezes com sangue e muco), crônica ou recorrente associadas às manifestações osteoarticulares.
 
Fonte: Dr. Adriano Barbiero, médico do Serviço de Reumatologia do Hospital Moinhos de Vento e validado pela Dra. Karina Capobianco, chefe do Serviço de Reumatologia do Hospital Moinhos de Vento.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1