A prótese peniana é uma alternativa para pacientes que enfrentam situações como disfunções eréteis ou que necessitem de reconstrução do membro. Para falar sobre o procedimento, o blog Saúde e Você entrevistou o Dr. Gabriel Veber Moisés da Silva, médico Urologista do Corpo Clínico do Hospital Moinhos de Vento. Especialista em Andrologia, área que engloba a saúde sexual masculina, ele atua no Centro do Homem

 

Em que situações é indicada a prótese peniana? Apenas por questões estéticas ou de saúde também?

Dr. Gabriel Veber Moisés da Silva - A prótese peniana é uma aliada da saúde sexual masculina, sendo o tratamento cirúrgico de excelência para a disfunção erétil. É indicada nos casos de refratariedade, ou seja, quando o problema não responde aos tratamentos tradicionais (com medicamentos orais ou injetáveis) ou quando há alguma contraindicação a essas opções. Reconstruções penianas (como malformações ou traumas) ou cirurgia de redesignação sexual (que visa readequar os órgãos genitais ao gênero pelo qual o paciente transexual se identifica) são outras indicações possíveis para a colocação da prótese.

Como é a cirurgia de colocação da prótese peniana?

Dr. Gabriel Veber Moisés da Silva - A cirurgia consiste em um pequeno corte que pode ser realizado na região infrapúbica (logo acima do pênis) ou na região penoescrotal (transição entre o pênis e a bolsa escrotal). Por ali, são acessados os corpos cavernosos, estruturas que receberão as duas hastes das próteses penianas. A cirurgia é realizada em bloco cirúrgico, sob anestesia geral ou raquianestesia (ou seja, parcial), com internação breve, de até 1 dia.

Como é o pós-operatório?

Dr. Gabriel Veber Moisés da Silva - Geralmente, é necessário repouso de 7 a 14 dias, principalmente para atividades que exijam esforço físico. O retorno para o trabalho e para os estudos (se esse não exigir esforço físico, longas caminhadas ou dirigir) pode ocorrer após 5 dias. Atividades físicas costumam ser liberadas após 1 mês de adequada evolução pós-operatória. Já as atividades sexuais costumam ser liberadas, em geral, após 4 ou 6 semanas da cirurgia. O pós-operatório não costuma apresentar dor forte; sendo controlada com o uso de analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos. O curativo é simples e deve ser feito diariamente por 5 ou 7 dias.

Quais os tipos de prótese peniana existentes?

Dr. Gabriel Veber Moisés da Silva - Existem dois tipos de prótese peniana:

  1. maleável ou semirrígida: é formatada de modo a manter o pênis sempre ereto; pode ser manuseada em diferentes posições durante a relação sexual ou permanecer de modo discreto, no decorrer da rotina normal. A principal vantagem desse método é a facilidade de implantação.
  2. Inflável: trata-se de uma prótese para que a fisiologia normal da ereção seja mantida: pênis flácido no estado normal e ereto no momento da relação sexual, por meio de um sistema preenchido com soro fisiológico. Consiste em três peças: cilindros para manter o pênis ereto, pump ou boa escrotal (para direcionar o soro fisiológico para os cilindros) e um reservatório (que preenche o sistema com o soro). Quando há desejo de ereção, deve-se acionar o dispositivo escrotal (pump). É o tipo de prótese mais moderno e avançado, com excelentes resultados. A principal vantagem desse método é que o paciente pode controlar a sua ereção, o tempo que desejar.

A prótese peniana altera a fertilidade? Após a implantação, o paciente poderá ter filhos?

Dr. Gabriel Veber Moisés da Silva - A prótese peniana não tem influência sobre a fertilidade masculina. A fertilidade é mantida por outros órgãos, principalmente os testículos, que não têm envolvimento na cirurgia. Portanto, o homem manterá sua fertilidade após a cirurgia de prótese peniana, podendo ter filhos normalmente.

As pessoas perceberão que o paciente usa prótese peniana?

Dr. Gabriel Veber Moisés da Silva - Em geral, a prótese peniana pode ser ajustada pelo paciente, após ele se vestir, para que seja mantida a sua discrição. Se bem posicionada e ajustada, não pode ser percebida. Durante a relação sexual, a percepção é de um órgão normal, com a anatomia/imagem sendo igual ao de um pênis ereto, sem a prótese peniana.

Em geral, os homens com prótese peniana ficam satisfeitos? Retornam a uma vida sexual ativa?

Dr. Gabriel Veber Moisés da Silva - Sim! A prótese peniana é uma alternativa segura e eficaz para tratar homens com disfunção erétil. Esse tratamento proporciona um nível muito alto de satisfação. Quando indicada corretamente, a prótese peniana representa uma maior qualidade de vida para o paciente, melhorando o relacionamento, a saúde sexual e a sua confiança. Estudos demonstram que os índices de satisfação chegam a 90%, tanto para o homem quanto para a parceria sexual.

A prótese peniana aumenta o tamanho do pênis?

Dr. Gabriel Veber Moisés da Silva - Não! Infelizmente, esse resultado não pode ser esperado. A prótese peniana é medida durante a cirurgia e colocada de acordo com o tamanho do pênis, não sendo recomendado colocar uma maior sob risco de complicações, tais como dor e extrusão (expulsão) da mesma. Na média, o pênis fica maior do que o tamanho em estado flácido e menor do que costumava ser quando ereto.

O Hospital Moinhos realiza este procedimento? 

Dr. Gabriel Veber Moisés da Silva - Sim, o procedimento é realizado no Hospital Moinhos de Vento, um hospital de excelência para a cirurgia.

Para saber mais, acesse o site do Hospital Moinhos de Vento e marque a sua consulta com especialistas da área da Urologia. Informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3314-3434 ou (51) 3537-8000. 

Fonte: Dr. Gabriel Veber Moisés da Silva (CRM 35927 RQE 32404) é médico Urologista do Corpo Clínico do Hospital Moinhos de Vento, especialista em Andrologia (saúde sexual masculina).

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1