Serviços Ambulatoriais

Radioterapia

Apresentação

A Unidade de Radioterapia integra o Serviço de Oncologia do Hospital Moinhos de Vento e proporciona um atendimento integrado multidisciplinar. O tratamento radioterápico consiste no uso de várias formas de radiação para tratar o câncer e outras enfermidades de forma segura e eficaz. Há varias modalidades, mas a mais utilizada é a radioterapia externa que utiliza uma máquina, chamada acelerador linear, para convergir a radiação à área de tratamento, conforme a prescrição médica.

Nossa Unidade tem disponível diferentes modalidades de tratamento, utilizando equipamentos avançados usados em instituições de referencia na Europa e Estados Unidos.  Após a consulta com o médico radio-oncologista e a avaliação de exames, será indicado o tratamento mais adequado para cada caso. O objetivo é maximizar os resultados e diminuir os efeitos colaterais.

Sistema Calypso

Unidade de Radioterapia e Radiocirurgia recebeu um significativo investimento em tecnologia com a aquisição do acelerador linear com a plataforma TrueBeam, que permite o tratamento de tumores com maior precisão, protegendo órgãos e tecidos próximos aos atingidos. Para ampliar os benefícios proporcionados pelo TrueBeam, o Hospital Moinhos de Vento é a primeira instituição brasileira a utilizar o Sistema Calypso. O equipamento permite monitorar, durante a aplicação de radiação, eventuais mudanças de posicionamento do tumor em função do movimento respiratório. O acompanhamento em tempo real se torna possível mediante o implante de um pequeno transponder no órgão a ser tratado, funcionando como um localizador que sinaliza ao TrueBeam a posição correta da área a receber o feixe.

Desde julho de 2019, a instituição passou a contar com um novo acelerador linear TrueBeam. Por intermédio deste novo equipamento, o Hospital Moinhos de Vento aumentou a sua capacidade de atendimentos, garantindo menor tempo e maior precisão durante o tratamento do paciente.

Assistência Integral®

Alinhado aos padrões internacionais, o Centro de Oncologia Lydia Wong Ling oferece o que há de mais atualizado em prevenção, diagnóstico e tratamento da doença atualmente. Um dos conceitos implementados no Centro é o de Nurse Navigator, que prevê o acompanhamento de outros profissionais para orientar, esclarecer dúvidas e auxiliar no agendamento das próximas etapas do tratamento. Essa inovação se associa à já conhecida Assistência Integral®. Nesse contexto de desenvolvimento, a visão de um atendimento integrado, centrado no paciente e acessível a todas as idades, já é uma realidade. É um processo que agrega profissionais de diversas áreas com o objetivo de promover o bem-estar e a melhor recuperação do paciente.

Equipe multidisciplinar

O tratamento radioterápico envolve uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde, que trabalham de forma integrada na intenção de dar o melhor tratamento ao paciente, reduzindo ou evitando as complicações. A equipe da Unidade de Radioterapia do Hospital Moinhos de Vento é treinada e autorizada a trabalhar com fontes radioativas, além de apresentar constante qualificação na área.

Perguntas Frequentes

Conheça a equipe multidisciplinar da Unidade de Radioterapia:

Saiba o que é Radioterapia de Intensidade Modulada (IMRT)

Conheça a Radioterapia Guiada por Imagem (IGRT)

Entenda o que é Terapia em arco volumétrico (VMAT)

Saiba quando é indicado o SBRT

Compreenda a Radioterapia Conformacional Tridimensional

Entenda como é realizada a Braquiterapia

Conheça a técnica Radioterapia Intraoperatória

Compreenda a Radioterapia estereotáxica fracionada

Equipe médica

Radio-oncologistas atuam integrados com profissionais de outras áreas com vistas ao atendimento centrado no paciente
VISITE OUTRO SERVIÇO AMBULATORIAL:
0