O Núcleo de Medicina Robótica do Hospital Moinhos de Vento simboliza um grande salto na excelência em assistência à saúde da instituição. Representa respeito à vida, aos altos padrões científicos e tecnológicos e comprometimento com os pacientes e a sociedade. Na especialidade Cirurgia Geral diversos procedimentos podem ser realizados. O chefe do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Moinhos de Vento, Dr. Artur Seabra explica como a tecnologia está disponível para casos da especialidade.

Robótica e Cirurgia Geral

Diversos procedimentos em cirurgia geral podem ser atendidos pela robótica. Hérnias abdominais e inguinais de grande porte, cirurgia do refluxo gastroesofágico, cirurgias de câncer de estômago e intestinos e cirurgia bariátrica são as principais indicações.

As vantagens de utilizar a tecnologia robótica para o atendimento ao paciente estão ligadas às técnicas de cirurgia minimamente invasiva,  que  resultam em permanência hospitalar reduzida, menor dor pós-operatória, menores taxas de infecção, recuperação mais rápida e retorno precoce às atividades profissionais e desportivas. Para o médico cirurgião, o uso da robótica permite um desempenho superior, obtendo procedimentos tecnicamente mais precisos.

Na cirurgia bariátrica, todas as técnicas podem ser aplicadas. A plataforma robótica está especialmente indicada em cirurgias revisionais, ou seja, cirurgias em pacientes que já realizaram procedimentos bariátricos e necessitam uma intervenção adicional, o que geralmente está ligado a reganho de peso.

Hospital Moinhos de Vento

Os profissionais de cirurgia robótica do Hospital Moinhos realizam treinamentos constantes e seus resultados clínicos são acompanhados de forma sistemática e periódica por proctors (instrutores), especialistas em cada área, e que são referências no País. Para mais informações, acesse a página do Núcleo de Medicina Robótica.

Fonte: Dr. Artur Seabra (CRM 31966), chefe do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Moinhos de Vento.

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1