A endometriose é uma doença crônica, caracterizada pela presença de células endometriais fora da cavidade uterina, que atinge em torno de 10% da população feminina no Brasil. A dor e a infertilidade são os principais sintomas relacionados à patologia, sendo que também pode atingir diversos órgãos como, por exemplo, o intestino e a bexiga. Para trazer mais informações sobre a doença, convidamos a Dra. Raquel Dibi, ginecologista do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Moinhos de Vento para explicar as causas, sintomas, tratamento e as formas de diagnóstico e prevenção da endometriose.

Causas e sintomas

Ainda sem causa comprovada, pesquisas recentes avaliam a possibilidade de ser uma doença hereditária ou decorrente de fatores imunológicos. “Hábitos de vida saudáveis podem auxiliar na prevenção e também na melhora do tratamento da doença, com a adoção de uma dieta adequada e a prática de exercícios físicos”, destaca a especialista. Já os sintomas podem ser variados e até assintomático. A cólica menstrual é mais comum e geralmente progressiva, podendo ocorrer também dor pélvica crônica, dor nas relações sexuais, infertilidade e em casos mais severos alteração do hábito intestinal e urinário (principalmente no período menstrual). Também pode comprometer os nervos, principalmente o ciático. O diagnóstico é feito baseado nos sintomas referidos em cada caso, no exame físico do ginecologista e em exames de imagem solicitados na consulta (ecografia com preparo e/ou ressonância magnética), conforme a avaliação realizada pelo médico responsável.

Tratamento

O tratamento adequado requer uma equipe especializada e multidisciplinar, coordenada pelo ginecologista e com o trabalho conjunto de proctologista, urologista, radiologista e fisioterapeuta. “Falamos muito mais em remissão do que em cura, por se tratar de uma doença crônica. O melhor tratamento e o que impacta na melhora da qualidade de vida da paciente, podendo ser clínico e/ou cirúrgico”, complementa. Nos casos em que é necessário se submeter a um procedimento cirúrgico, o mais moderno método é a cirurgia robótica. A técnica reduz os riscos e proporciona diversos benefícios para a paciente.  
Fonte: Dra. Raquel Dibi, ginecologista do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Moinhos de Vento

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1