câncer de mama.

Radioterapia e Câncer de Mama

No serviço de Radioterapia do Hospital Moinhos de Vento, mais de 30% dos pacientes atendidos são casos de câncer de mama, nas mais diversas idades. Com equipamentos avançados e tratamento multidisciplinar, a radioterapia moderna tornou-se uma importante etapa para maximizar os resultados e diminuir os efeitos colaterais, principalmente tardios ao tratamento.

Pelas tecnologias disponíveis, tornou-se possível realizar o planejamento computadorizado, para encontrar o melhor tratamento para atender cada caso, de forma individualizada, de acordo com a anatomia da paciente. Nesse processo é realizada a análise do caso da paciente, para um tratamento bem sucedido e sadio.

Normalmente, as pacientes que procuram a radioterapia já possuem o diagnóstico de câncer de mama. Quando a paciente chega pós-cirurgia, ela deve aguardar o tempo de espera cicatricial, durante este período pode ser feito o planejamento do seu tratamento, que se estenderá pelo período de 3 a 6 semanas, de acordo com cada caso. Se a paciente realizou quimioterapia, é preciso aguardar no mínimo 4 semanas após o término da quimioterapia para iniciar o tratamento.

A rotina das pacientes em tratamento de radioterapia é diário, de segunda a sexta, podendo perdurar entre 3 a 6 semanas, dependendo de cada caso. É uma terapia de efeito localizado, ou seja, a paciente leva sua vida normalmente. Não possui nenhum tipo de efeito colateral, como anemia, mal estar e nem alteração na sua aparência, permitindo que a paciente realize-o de forma autônoma e segura.

A importância de realizar o tratamento personalizado de radioterapia é para obter aprimorar o efeito local. Além disso, a paciente deve seguir orientações de cuidado com a mama: não aplicar nada agressivo ou com muito perfume, estar atenta ao realizar a depilação na região e evitar roupas quentes e sintéticas em dias de muito calor.

O planejamento personalizado para a radioterapia propicia diminuição de complicações em pacientes que realizaram reconstrução mamária. O tratamento minimiza exposição de pulmão e a área cardíaca à radiação. Quanto mais a radioterapia estiver individualizada, maior é a probabilidade de que no futuro, essa reconstrução fique também de maneira adequada e que a paciente se sinta feliz.

Serviço de Radioterapia do Hospital Moinhos de Vento. 

Agradeçemos pela sua inscrição!

Prêmios e Certificações

Entrada 1 - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-000
Entrada 2 - Rua Tiradentes, 333
Av. João Wallig, 1800 - 3º andar - Shopping Iguatemi Porto Alegre
Avenida Cristóvão Colombo, 545 - Espaço Comercial P5-1